Especialista em Concursos Militares

Blog do Garra

Tudo o que você precisa saber para se tornar um Sargento das Armas (ESA)

Se você sonha em entrar para o Exército Brasileiro e torna-se um Sargento das Armas, esse sonho pode se tornar realidade ainda em 2020. E o Curso Garra está aqui para te ajudar nessa missão, combatente! Leia este texto até o fim e saiba tudo sobre o concurso da ESA!

Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o Estabelecimento de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

Além das especialidades citadas acima, o concurso da ESA é responsável pelos militares das áreas de Música e Enfermagem. O concurso da ESA 2020 já tem data marcada e é para ambos os sexos, confira!

Sobre o Concurso

Para realizar o concurso o candidato precisa ter, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade para a área Geral/Aviação. Caso opte pela área de Música e Saúde, o candidato deve ter, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 26 (vinte e seis) anos de idade. Essas idades são referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula na Escola das Armas.

O Exame Intelectual é composto pelas disciplinas de Matemática, Inglês, Português, Redação e História/Geografia do Brasil. São 12 questões de cada matéria e, para ser aprovado, o candidato precisa acertar, pelo menos, 6 questões de cada matéria. Além disso, ter aproveitamento superior a 50% na redação.

É importante ressaltar que aprovação é diferente de convocação. Todos os candidatos que alcançarem nota superior a 50% em todas as matérias e na redação será considerado aprovado, no entanto, a convocação e subsequente ingresso na Escola das Armas depende da classificação do candidato.

Para o ano de 2020 a ESA abriu as seguintes vagas:

  • Geral/Aviação Masculino (900 Vagas);

  • Geral/Aviação Feminino (100 Vagas);

  • Música (60 Vagas);

  • Saúde – Técnico de Enfermagem (40 Vagas).

A prova da ESA estava programada para o dia 12 de julho de 2020, no entanto, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, a data foi alterada para 30 de agosto de 2020. Ou seja, o aluno que deseja alcançar a aprovação ganhou 2 meses a mais para continuar pegando firme no papiro!

Sobre a ESA

O curso de formação de Sargento das Armas possui 2 (dois) anos de duração e o aluno que ingressar na ESA receberá, durante esse período, um salário de R$1.150,00 mensal. Após formado, o soldado de 3º Sargento do Exército é próximo a R$5.000,00 por mês.

Logo ao ingressar na ESA, o aluno passará pelo Período Básico, esse período tem duração de 34 (trinta e quatro) semanas e antecede o período de qualificação. O período básico pode ser realizado em 12 unidades diferentes, sendo elas:

  • 20º Regimento de Cavalaria Blindado – (Campo Grande/MS);

  • 12º GAC (Jundiaí/SP);

  • 1º GAAAe (Rio de Janeiro/RJ);

  • 41º BIMtz (Jataí/GO);

  • 14º GAC (Pouso Alegre/MG);

  • 23º BC (Fortaleza/CE);

  • 6º RCB (Alegrete/RS);

  • 23º BI (Blumenau/SC);

  • 10º BI (Juiz de Fora/MG);

  • 4º GAC (Juiz de Fora/MG);

  • 13° R C Mec – (Pirassununga/SP);

  • 16º Batalhão de Infantaria Motorizado (16º B I Mtz) – (Natal/RN).

Dependendo da cidade de origem do aluno convocado e de sua nota no exame intelectual, ele será deslocado para uma dessas 12 unidades. Após o Período Básico, o aluno escolhe qual arma irá defender e avança para o Período de Qualificação.

O período de qualificação é conduzido na ESA e tem duração de 43 (quarenta e três) semanas. Para os que escolherem a Arma Logística, a qualificação é realizada na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro/RJ. No que se refere a qualificação de Aviação do Exército, esta é realizada no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté/SP (CIAVEx).

O Período de Qualificação é bastante dinâmico, o aluno recebe instruções específicas das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, oportunidade em que o espírito de corpo da arma desenvolvido e consolidado.

Como se Preparar da Melhor Forma

O concurso da ESA possui uma particularidade: o exame intelectual contém apenas 36 questões, ou seja, cada questão vale muito!

Além disso, em anos anteriores, o alunos convocados tinham notas superiores a 70% de aproveitamento, isso significa que acertavam mais de 25 questões na prova. A banca organizadora só corrige a redação dos alunos que ocupam até a posição referente ao triplo de vagas.

A área de saúde, por exemplo, possui apenas 40 vagas. Ou seja, só terão suas redações corrigidas os alunos que ocuparem até a posição 120. Na área de Música (60 vagas), apenas quem ocupar até a posição 180 e assim por diante nas demais especialidades.

A melhor forma para se preparar para o concurso da ESA é refazendo provas anteriores. Pelo fato da prova ser realizada pela mesma banca todos os anos, os conteúdos abordados tendem a ser bem parecidos. Logo, você precisa estar habituado a resolver esse tipo de questão no menor tempo possível.

Outra particularidade desse concurso é o fato de a ESA não colocar figuras em suas provas, ou seja, o candidato precisa incentivar a sua imaginação. Você precisa estar preparado para resolver questões matemáticas sem o apoio de imagens. Novamente, o melhor jeito de fazer isso é estudando por provas anteriores.

Se você quiser saber o segredo por trás da aprovação em concursos militares, precisa conferir esse artigo que já escrevemos aqui no Blog do Garra! Além disso, também já demos dicas valiosas para quem deseja driblar o cansaço e se manter ativo nos estudos até a data da prova.

Você está pronto para ser aprovado no Concurso de Sargento das Armas? Conte com a equipe de professores do Curso Garra para te ajudar nessa missão! Mesmo com o isolamento social, as nossas aulas continuam de forma online, ou seja, os nossos alunos não pararam a sua preparação para o concurso.

Se você quer ter sucesso no Concurso da ESA no ano de 2020, junte-se a Tropa do Garra!

Como é o Colégio Militar de Curitiba? Vale a pena entrar no CMC?

Já imaginou o seu filho estudando em uma escola de ponta e com os maiores índices de aprovação em vestibulares no país? Ou então como seria a sua filha estudar em um colégio que tem aulas de equitação e natação sem cobrar nada por isso? Acredite, essa escola existe. Leia este texto até o fim para saber tudo sobre o CMC – Colégio Militar de Curitiba.

O SCM (Sistema Colégio Militar) contém 13 escolas espalhadas pelo país. Os colégios estão distribuídos nas seguintes cidades:

  • CMBel (Belém/PA);

  • CMBH (Belo Horizonte/MG);

  • CMB (Brasília/DF);

  • CMCG (Campo Grande/MS);

  • CMC (Curitiba/PR);

  • CMF (Fortaleza/CE);

  • CMJF (Juiz de Fora/MG);

  • CMM (Manaus/AM);

  • CMPA (Porto Alegre/RS);

  • CMR (Recife/PE);

  • CMRJ (Rio de Janeiro/RJ);

  • CMS (Salvador/BA);

  • CMSM (Santa Maria/RS).

O curioso dessa lista é o fato de São Paulo, a maior cidade do país, não possuir nenhum colégio militar. Outro fato interessante é os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul abrigarem dois colégios militares. No entanto, no texto de hoje eu vou falar, exclusivamente, do CMC. Vem comigo!

Colégio Militar de Curitiba (CMC)

Localizado na Praça Conselheiro Thomaz Coelho, nº 1 no bairro do Tarumã em Curitiba, o CMC é um dos colégios militares com a maior estrutura do país.

Inaugurado no ano de 1959 pelo então Ministro da Guerra, General Henrique Teixeira Lott, o CMC dispõe de alojamentos, quadras poliesportivas, campos de futebol, uma piscina olímpica, enfermaria, auditórios e uma hípica. Os alunos do colégio podem desfrutar de todas essas atividades sem o pagamento de taxas extras.

Além disso, o CMC conta com uma banda de música própria. Os alunos podem aprender a tocar diversos instrumentos, como saxofone, trompete e bumbo, e tocar juntamente com a banda em apresentações dentro e fora do Colégio.

Formas de Ingresso no CMC

6º ano do Ensino Fundamental

Para ingressar no CMC no 6º ano do Ensino Fundamental o candidato precisa atender aos seguintes requisitos: 

  • Apenas crianças naturalizadas brasileiras são aceitas; 

  • Deve ter concluído o 5º ano do Ensino Fundamental até a data de matrícula; 

  • Somente crianças que tiverem idade acima de 8 anos até o dia 31/12/2019 e menores de 13 anos de idade poderão se candidatar a vagas; 

  • Alunos de outros Colégios Militares que foram expulsos por indisciplina não serão aceitos. 

Se o candidato estiver dentro desses requisitos, poderá fazer sua inscrição para o concurso do Colégio Militar no site da instituição e assim já ficar mais próximo de conseguir a sua tão sonhada vaga.

O concurso de admissão para o 6º ano é composto de uma única fase, sendo 12 questões de matemática, 12 de português e 1 produção textual com uma duração de 4,5 horas.

O concurso de admissão 2020/21 será realizado no dia 18 de outubro de 2020, com duração total de 4 horas.

1º ano do Ensino Médio

Para que um candidato ingresse no CMC através de concurso, ele só pode o fazer no 6º ano do Ensino Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio.

O concurso para o Ensino Médio tem fases e etapas bem semelhantes ao concurso de admissão ao 6º ano do Ensino Fundamental, a única diferença são os números de vagas. Em geral, os concursos para o EM possuem um número de vagas muito menor, girando em torno de 5 vagas por ano.

Todas as informações referentes a este concurso estão disponíveis no site do CMC e podem ser acessadas por pais e mestres que desejam que seus filhos ingressem no Colégio.

Filho(a) de Militar

Caso você seja militar das Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha) e deseje que seu filho(a) entre no CMC, ele(a) poderá o fazer sob duas condições:

  • Transferência de um Colégio Militar para outro. Ou seja, se o candidato já estudar em uma escola do SCM, basta pedir transferência para o CMC;

  • Caso o militar responsável pelo candidato tenha sido transferido para a cidade de Curitiba há menos de 3 anos.

Nos dois casos citado acima, a aprovação do aluno depende da quantidade de vagas disponíveis para a série do mesmo. Todos os anos, os quartéis responsáveis divulgam o número de vagas e como os militares podem fazer para registrar a matrícula de seus filhos.

Vale a pena ingressar no CMC?

Como dito anteriormente, entre os 13 colégios militares, o CMC é um dos que possui melhor estrutura. Além disso, é uma das escolas públicas do Paraná com maior índice de aprovação em vestibulares.

O número de formandos do CMC que, atualmente, estudam em Universidades renomadas Brasil afora é enorme.

Além disso, o Colégio ensina lições de companheirismo, civilidade, amor a pátria e responsabilidade. A curva de crescimento pessoal dos alunos do CMC é enorme, tendo em vista que aprendem muito e saem de lá sendo cidadãos muito mais responsáveis e conscientes.

Os concurso de admissão não são fáceis, mas aqui no Blog do Garra já demos várias dicas de como driblar o cansaço e estudar para concursos. E, acima de tudo, o Curso Garra possui uma equipe de professores especialistas no concurso de admissão do CMC. Nos últimos anos o Curso Garra foi responsável por mais de 10 aprovações no CMC, sendo os 3º e 4º colocados do concurso 2018 alunos do Garra. Se você deseja saber mais sobre o Colégio Militar de Curitiba, entre em contato com a nossa equipe e ficaremos felizes em ajudar você a alcançar esse sonho!

7 dicas para os pais na véspera da prova do concurso do Colégio Militar

A preparação para a prova do concurso do Colégio Militar costuma ser um período de bastante estudo e uma grande ansiedade para todos os alunos envolvidos.

Os que também são muito impactados por toda essa ansiedade são os pais dos candidatos. Isso porque eles buscam sempre ajudar seus filhos na véspera da prova para que não ocorra nenhum problema durante a sua realização.

Pensando nisso, para te ajudar e deixar esse momento mais leve e com o menor nível de estresse possível, produzimos este artigo como forma de contribuir com dicas práticas para que você não se esqueça de nada na preparação para a prova e garanta um pouco mais de tranquilidade aos seus filhos.

A ideia é mostrar aqui uma lista com tudo o que você não pode esquecer de lembrar ao seu filho levar para a prova, bem como tudo o que é permitido ou não durante este momento.

Isso te ajudará bastante a se organizar melhor para a prova e garantir um pouco mais de tranquilidade para o período.

Vamos juntos até o final e boa leitura!

Leia o edital do Concurso do Colégio Militar com cuidado

Se você tem dúvidas e preocupações a respeito da prova do concurso do Colégio Militar, ler o edital pode ser um bom começo para acabar de vez com isso.

No edital, você encontra todos os detalhes relacionados ao concurso militar. Essas informações vão ajudar os candidatos a se prepararem melhor com os estudos e também terá tudo o que o será possível fazer ou não no dia da prova, bem como todas as regras a serem seguidas.

Um ponto de atenção também é que podem haver retificações no edital que podem alterar ou incluir novos termos no mesmo. Por isso, fique sempre atento a essas atualizações para que, se ocorrer, você e seu filho estejam preparados para essa mudança.

Caneta azul ou preta?

Essa é uma das maiores dúvidas da véspera de prova. Caneta preta ou azul? Pode usar lápis e borracha? De qualquer tipo?

Pois bem, na prova do concurso do Colégio Militar o candidato pode usar tanto caneta preta ou azul, desde que com tubo transparente.

Além disso, como são crianças que farão a prova, lápis e borracha também são permitidos. 

Documentos necessários

Como em qualquer concurso, para fazer a prova é necessário levar um documento original com foto do candidato em bom estado de conservação.

Normalmente, o mais indicado é que leve o documento de identidade. É importante dizer que sem esse documento o candidato é impedido de fazer a prova, então bastante atenção nesse simples detalhe, ok?

Como ir vestido?

Não existe nada especificado no edital a respeito da vestimenta que o candidato pode ou não usar. Mas aqui é bastante importante o bom senso.

No entanto, se o candidato for fazer a prova dentro de uma instituição militar, o que é o normal para esse tipo de concurso, não é permitido a entrada de pessoas usando bermudas ou saias. Logo, o ideal é sempre usar calça comprida para não haver nenhum problema.

No geral, o mais indicado é que o candidato vá fazer a prova com roupas leves que o deixe mais a vontade possível para a realização da prova. O conforto aqui deve ser levado em consideração para não atrapalhar o aluno durante o tempo que ele estiver lá fazendo a prova.

Cuidado com os horários

Como em todo concurso público, o candidato precisa chegar com um tempo de antecedência para fazer a prova do concurso do Colégio Militar.

O mais recomendado nesse momento é que ele se planeje para chegar com uma hora antes da realização da prova. Isso porque ele poderá chegar com calma, verificar sem pressa o local da realização da prova e aguardar tranquilamente para a realização da mesma.

A equipe do Curso Garra estará presente no local com uma barraca dando dicas para os candidatos naquele momento até o final da realização da prova.

Por isso, é fundamental se programar para sair de casa com antecedência e considerar possíveis imprevistos no meio do caminho. Afinal, ninguém quer adiar um sonho porque chegou atrasado no dia da prova, não é mesmo?

Acessórios são permitidos?

É importante se atentar, principalmente para as meninas que forem fazer a prova, que ao realizar a prova do concurso do Colégio Militar não é permitido usar acessórios.

Por isso, as crianças precisam tirar brinco, pulseiras, colares, relógios e qualquer outro tipo de acessório nesse sentido. 

O ideal é deixar tudo em casa e ir fazer a prova só com as roupas confortáveis que falamos anteriormente.

E o lanche?

Os lanches são permitidos sim na realização da prova. Para o concurso do Colégio Militar, eles precisam ser transportados em embalagens transparentes e que não possam esconder qualquer outra coisa senão o próprio lanche.

Ou seja, garrafas d’água devem estar sem rótulos, biscoitos devem estar fora da embalagem original (se não for transparente) em sacos ou potes transparentes. 

Caso o lanche não esteja de acordo com essa recomendação, ele será descartado antes do início da prova.


Gostou das dicas para a prova do concurso do Colégio Militar?

Todos sabemos que a ansiedade pode tomar conta de pais e alunos no momento em que os filhos vão fazer a prova do concurso do Colégio Militar. Essa ansiedade, inclusive, pode fazer com que regras simples passem desapercebidas, colocando em risco a aprovação dos pequenos.

Para evitar esse tipo de problema, o indicado é estar atento ao máximo de detalhes a respeito do que pode e o que não é permitido durante a prova. A preparação prévia nesse sentido é essencial para que tudo ocorra bem e o seu filho consiga a tão sonhada aprovação.

Por isso, estamos que esses sete dicas tenham sido importantes para você. É muito importante segui-las de maneira a cumprir todos os requisitos solicitados pelos organizadores do concurso.

A ansiedade pode bater, o nervosismo pode atrapalhar, mas se você tiver as informações certas ao seu alcance, tudo pode ficar mais tranquilo e sereno. E isso faz toda a diferença, pode acreditar.

Caso tenha interesse em ficar por dentro de mais dicas sobre concursos militares, nos siga no Instagram e veja conteúdos que podem ajudar e muito você e seus filhos nesse momento.

Estamos juntos! Até a próxima!

Como driblar o cansaço e manter a motivação ao estudar para concursos?

Sem sombras de dúvidas, um dos maiores desafios ao estudar para concursos é manter a motivação mesmo quando o cansaço estiver tomando conta do nosso corpo.

Todos sabemos que o processo de aprovação em concursos faz com que os alunos passem por uma rotina bastante pesada de estudos. E a vontade, em alguns momentos, acaba sendo tanta que os concurseiros acabam ficando nitidamente esgotados, sem forças e, com isso, sem ânimo para estudar.

E isso pode ser muito perigoso, tanto no sentido de manter sua saúde em dia, como pode também atrapalhar você a alcançar a tão sonhada aprovação.

É fácil perceber que quanto mais cansado você fica ao estudar para concursos, menor a sua paciência e, principalmente, sua motivação.

Você começa a refletir sobre uma série de aspectos que podem colocar sua performance e aprovação em riscos. E isso precisa ser combatido o quanto antes para que você não tenha esse tipo de problema.

A boa notícia é que existem uma série de recursos e boas práticas que você pode se valer para conseguir driblar o cansaço e se manter engajado com os estudos. Tudo isso sem afetar o seu rendimento em sua rotina diária e se manter bem e preparado para fazer uma boa prova e, consequentemente, buscar sua aprovação.

Pensando nisso, produzimos este artigo como força de acalmar você e mostrar que é possível sim otimizar sua energia e motivação nessa jornada em busca dos seus sonhos. 

Vamos mostrar aqui dicas práticas e o caminho para se manter entusiasmado com seus estudos, mas sem refletir negativamente em sintomas ruins para o seu corpo e sua saúde.

Vamos juntos até o final e boa leitura!

Alimente-se bem

Muitos alunos ao estudar para concursos acabam negligenciando suas alimentações. Não comem na hora correta e, quando o fazem, é só besteira. Você se identificou com essa situação?

Pois bem, o problema é que uma alimentação adequada é uma das maiores aliadas na prevenção de cansaço mental.

Não estamos aqui para fazer uma dieta para você fazer seguir, até porque esse não é o nosso papel, mas é importante manter os níveis de vitaminas do complexo B e magnésio em dia, pois esses elementos são fundamentais no combate da fadiga e do cansaço.

O ideal nesse momento, inclusive, é você procurar um nutricionista para que este profissional possa fazer uma dieta ou indicar uma série de alimentos que vão contribuir com você nesse momento. Ah, e beber bastante água durante o dia também é muito importante.

Não exercite apenas o cérebro

Você já parou pra pensar em o quanto o seu cérebro é exercitado ao estudar para concursos? Manter sua cabeça ativa é ótimo, mas só estudar pode ser um tanto quanto prejudicial a sua saúde.

Por isso, além de exercitar o seu cérebro, é importante também que você exercite o seu corpo. Fazer exercícios regulares vai fazer com que você tenha mais energia e disposição para os estudos e reduza significativamente os sintomas do cansaço e da desmotivação.

Durma o suficiente

Todos sabemos que cada corpo reage de uma maneira diferente quando falamos em dormir. Existem pessoas que conseguem ter um dia tranquilo e normal com 6 horas de sono e outras que acordam esgotadas com essa mesma quantidade de horas.

Por isso, não estamos aqui para dizer que você precisa dormir uma determinada quantidade X de horas. Mas é importante que cada aluno conheça seus próprios limites para entender que é essencial que você durma o suficiente para manter sua energia durante o dia.

De nada adianta você dormir 4 horas para acordar cedo para estudar se você estiver esgotado, sem forças e sem ânimo para isso. Você só irá perder tempo e prejudicar a si mesmo.

Logo, é essencial que você simplesmente durma o suficiente para garantir a energia necessária para os estudos. Caso contrário, é muito provável que você não consiga assimilar de maneira efetiva todo o conteúdo que está sendo consumido.

Tenha um ambiente propício aos estudos

Esqueça aqui a sua cama. Ela não é o lugar ideal para você estudar para concursos. Mesmo se você estiver focando nos estudos online e achar legal ficar deitado com o notebook no colo. Você precisa ter um ambiente propício aos estudos, que mantenha você conectado com ele e que tenha um mínimo de conforto.

Estudar em um lugar que não oferece a você todos os recursos que você precisa para ter um bom dia de estudos pode fazer com que você se canse muito mais rápido e queria sair dali o mais rápido possível.

Tenho certeza que não é isso que você quer. Pois bem, o ideal aqui é que você tenha uma mesa e cadeira adequadas em um espaço destinado exclusivamente aos estudos. Isso fará toda a diferença no seu processo de aprendizagem, garantindo uma maior energia e motivação nos estudos.

Faça pausas ao estudar para concursos

Você conhece a Técnica de Pomodoro? Se não, precisa conhecer. Ela pode ser bastante eficaz nos seus estudos.

Essa técnica, datada do final da década de 1980, se baseia na ideia de que fluxos de trabalho, ou nesse caso, de estudos, devem ser divididos em blocos para melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.

Cada bloco possui um tempo de 25 minutos. Durante esse período, você precisará focar exclusivamente em determinado assunto, sem que hajam interrupções. Cada bloco se caracteriza como um pomodoro.

Ao término do prazo, você tem 5 minutos para fazer uma pausa. Nessa pausa, você pode caminhar, fazer algum exercício, se alongar ou qualquer outra coisa que te faça relaxar. 

A cada quatro pomodoros, você faz uma pausa mais longa, por 30 minutos, até voltar novamente aos estudos.

Essa prática pode fazer com que você ganhe agilidade nos seus estudos e controle melhor o seu tempo. Vale a pena tentar encaixá-lo em sua rotina. 

Não se esqueça do lazer

Até porque ninguém é feito de pedra, não é mesmo?

O lazer acaba sendo uma peça fundamental no processo de estudar para concursos, mesmo sendo bastante negligenciado nesse período.

Isso porque se um aluno acaba deixando esse aspecto de lado, pode se cansar e se desmotivar muito rapidamente. E não é isso que queremos, não é mesmo?

Pois bem, tenha seu cronograma de estudos muito bem organizado e separe um tempo para o lazer. É extremamente necessário neste momento espairecer para manter sua cabeça fresca e motivada para a maratona de estudos que você precisa passar para alcançar sua aprovação.


Agora já sabe como se manter motivado e com disposição para estudar para concursos?

É preciso dizer que é mais do que normal um aluno que tenha como objetivo estudar para concursos (e passar, é claro) tenha sintomas de cansaço, preguiça ou fadiga.

Não existe milagre que vá fazer você se manter 100% energizado depois de um dia inteiro de estudos. Não é bem assim que funciona. Não se martirize por causa disso.

No entanto, como podemos perceber com a leitura desse artigo, é possível sim seguir uma série de recomendações e boas práticas para minimizar os efeitos do cansaço e manter a motivação nos estudos.

É claro que vai ser cansativo. A tão sonhada aprovação vai exigir de você muito suor, dedicação e resiliência com os estudos. Mas sua cabeça, sua motivação em busca desse sonho precisam estar blindadas.

Eu tenho certeza que se você seguir essas dicas você tem tudo para driblar o cansaço, manter a motivação ao estudar para concursos e ainda conseguir alcançar a aprovação.

Todos nós acreditamos em você. Você deve acreditar também.

Estamos juntos nessa! Até a próxima!

O segredo por trás da aprovação em concursos militares

A aprovação em concursos militares é o grande sonho de milhares de jovens em todo o Brasil. Mas para alcançar esse objetivo, é preciso bastante esforço, suor e dedicação. 

Afinal, o número de pessoas com esse mesmo sonho é muito grande, e para chegar na frente você precisa fazer mais do que seus concorrentes.

Nesse contexto, muitos alunos buscam sempre descobrir o segredo por trás da aprovação em concursos militares.

Uns estudam dia e noite. Outros buscam referências em alunos que já foram aprovados. Tem aqueles ainda que passam os dias fazendo provas anteriores e outros tentam a sorte e vão fazer a prova sem mesmo ter se dedicado aos estudos (espero que esse último não seja o seu caso).  

E se você está lendo esse artigo, imagino que você tenha esse mesmo sonho de passar em um concurso militar e está procurando os melhores caminhos para passar por essa jornada da melhor forma possível. Acertei?

Pois bem, vamos juntos que hoje iremos mostrar o segredo que fará com que você consiga a tão sonhada aprovação, fato este que irá mudar o destino da sua vida para sempre.

Boa leitura!

Existe um segredo para a aprovação em concursos militares?

Esse é um tema que vem sendo bastante explorado em diversos preparatórios para concursos militares em todo o Brasil. E a quantidade de alunos buscando uma fórmula mágica para isso é incalculável. Mas será que ele existe mesmo?

Seria, de fato, um segredo? Algo que poucas pessoas tem acesso? Um ensinamento mágico guardado a sete chaves? Uma receita de bolo que irá fazer com que todos que sigam determinado passo a passo garanta a aprovação em concursos militares?

Eu vou matar logo a sua curiosidade: existe sim um segredo. No entanto, talvez você já o conheça bem, mas simplesmente não o segue da forma correta. Ou não se esforça para tal.

O fato é que raros são os casos de uma pessoa conseguir a aprovação sem um esforço que justifique a recompensa pela aprovação.

Nesse sentido, serei categórico aqui: você precisa se superar.

Você precisa fazer mais que os outros. Você precisa fazer por merecer. E você precisa também seguir o caminho certo para aproveitar essa jornada da forma mais eficiente possível para colher lá na frente os frutos pelo seu empenho. Esse é o segredo!

Não é apenas sobre estudar. É muito mais do que isso.

E para te ajudar, vou compartilhar aqui alguns dos hábitos que você precisa ter, e que fazem parte do segredo por trás de todos os concursos militares, para garantir a tão sonhada aprovação.

Resolva muitos exercícios

Um dos grandes segredos para a aprovação em concursos militares passa pela questão da resolução de muitos exercícios.

Como você deve saber, você só vai conseguir avaliar se a teoria aprendida durante seus estudos foi suficiente se você conseguir resolver muitos exercícios com uma boa margem de acertos.

Além disso, se você está caindo de paraquedas em concursos militares pela primeira vez e não conhece muito bem como funcionam as provas, aqui vai uma dica que pode fazer a diferença: as questões das provas anteriores são bastante parecidas ao longo dos anos.

Isso significa que, como é bastante raro mudar a banca de um concurso militar, as provas terão sempre perguntas com assuntos relacionados.

De forma resumida, as perguntas são sempre muito parecidas. Por isso, resolver questões de provas anteriores vai fazer com que você tenha uma excelente bagagem em termos de conteúdo para se preparar para a prova que você irá prestar.

Se você conseguir resultados ótimos nas provas anteriores, as chances de aprovação são muito grandes.

Estude com inteligência

Todos nós somos melhores em uma determinada matéria e piores em outra. E não existe problema nenhum nisso. Inclusive, é algo bastante normal.

Mas o que percebemos é que muitos alunos que são muito bons acabam não alcançando suas aprovações por escolhas erradas em termos de priorização dos estudos.

Eu explico. Imagine que você tenha maior aptidão e interesse por matemática, mas não suporta estudar para português.

Por gostar mais de matemática, você acaba priorizando seus estudos no que você já é bom e acaba deixando de lado, ou pelo menos não dando a devida atenção, a português.

Normalmente, isso gera um resultado bastante comum nas provas: você vai muito bem em uma matéria e muito mal em outra, refletindo na não aprovação no concurso.

Por isso, é essencial que você não priorize nos seus estudos apenas as matérias que você mais goste ou tem maior facilidade, mas também as que você tem maior dificuldade ou um menor nível de interesse.

Isso fará com que você explore seus pontos fracos e conquiste todo o conhecimento necessário de uma maneira mais geral, e não somente específica. Essa prática pode fazer a diferença nos seus estudos e ser o responsável pela sua aprovação em concursos militares. 

Pense nisso, pois muito além de estudar e se esforçar muito, você precisa estudar de maneira inteligente se quiser alcançar seus objetivos.

Se preferir, você pode se valer também de estudos online para aprimorar as matérias que você tem maior dificuldade, por ser um formato mais interativo de aprendizado. 

Garra Online pode te ajudar bastante nesse sentido.

Organize a sua rotina

Esse tópico pode parecer clichê, mas é fundamental para o sucesso em concursos militares.

Organizar sua rotina diz respeito a você planejar o seu dia por completo pensando em ter um maior e melhor aproveitamento nos estudos. 

Aqui, você precisa ter uma boa noite de sonho e um local organizado destinado aos estudos. É importante ter também horários pré determinados para focar nos estudos e também em outros aspectos da sua vida.

O segredo aqui não é passar 24h estudando sem parar. Isso só vai fazer você perder tempo, pois não conseguirá assimilar muito bem os conteúdos e estará colocando sua saúde em risco.

Por isso, fazendo um elo com o tópicos tópicos anteriores, você precisa estudar com inteligência, e montar sua rotina de estudos e exercícios é essencial para o sucesso em sua jornada.


E aí, o que achou do segredo?

Mostramos aqui que não existe nenhum mistério com relação ao segredo por trás de concursos militares. Muito pelo contrário. O segredo é que se você enquanto aluno não correr atrás, se esforçar, se dedicar e seguir as dicas que compartilhamos aqui, a sua aprovação ficará cada vez mais distante.

E isso é muito bom, porque a partir de uma boa preparação, com os canais certos ao seu lado, as chances de você conseguir a tão sonhada aprovação em concursos militares só depende de você. Todos nós aqui acreditamos em você e você deveria, mais do que todos, acreditar também. 

É possível e você tem todos os insumos necessários para conseguir essa e muitas outras conquistas em sua vida. 

O que você achou dessas dicas? Acha que irá contribuir com o alcance do seu objetivo? Compartilhe conosco aqui nos comentários e se tiver alguma dica extra que funcione para você, fique a vontade para abri-la conosco.

Estamos juntos nessa! Até a próxima!

7 dicas de como manter seus filhos engajados no estudo

Um dos maiores desafios dos pais ou responsáveis de crianças e jovens alunos nessa quarentena é fazer com que o engajamento e o comprometimento com os estudos permaneçam inabaláveis. Manter seus filhos engajados é o grande alvo.

Todos nós sabemos que isso é uma tarefa bastante difícil. É preciso ter bastante jogo de cintura para conseguir mostrar a importância dos estudos para os pequenos, mesmo estando em em casa em isolamento social.

É difícil, porém não é nada impossível. Afinal de contas, atualmente existem uma série de recursos que podem ser grandes aliados no engajamento dos seus filhos durante esse difícil período de crise por conta do novo coronavírus.

Pensando nisso, produzimos este artigo como forma de ajudar você a manter seus filhos engajados no estudo durante a quarentena através de sete dicas práticas. Essas dicas farão com que as crianças levem a sério os estudos e colham frutos no futuro por conta desse comportamento.

Vamos juntos até o final e boa leitura!

Estabeleça metas claras

Às vezes pode parecer complexo na cabeça de uma criança imaginar os motivos e a importância de se estudar mesmo estando em suas casas. É uma situação que pode não fazer nenhum sentido para elas.

Portanto, é essencial que você como responsável estabeleça metas claras para seus filhos de forma que eles percebam que o momento não é apenas de lazer, mas também de estudos, da mesma forma que aconteceria se eles estivessem estudando normalmente em suas escolas.

Estipular metas claras irá facilitar a compreensão acerca da importância dos estudos por parte das crianças. Esse ponto é essencial para o sucesso de sua missão.

Esteja presente

Esse ponto aqui pode ser um pouco controverso. Todos sabemos que existem pessoas que ainda estão saindo de suas casas para trabalharem, principalmente as que estão na linha de frente na luta contra a Covid-19.

Por mais que o fluxo de pessoas tenha diminuído consideravelmente por conta do isolamento social, sabemos que ainda existem pessoas que precisam sair de casa para trabalhar. Outras estão trabalhando em regime de home office.

Enfim, sabemos que nem sempre é possível estar 100% presente. Mas é fundamental, principalmente neste momento em que todos passamos, estar cada vez mais próximo de nossas crianças.

Estar presente, principalmente nos momentos de estudos, pode fazer com que a criança se engaje mais e fique mais estimulada em aprender com o seu incentivo e com a sua presença. Esse esforço pode fazer a diferença nesse novo processo de aprendizagem.

Desenvolva uma rotina de estudos e descanso

É evidente aqui a importância dos seus filhos engajados com o estudo, mas ninguém precisa ser uma máquina. É preciso estabelecer uma rotina muito bem desenhada de estudos e descanso.

Isso porque a criança precisa entender que existem momentos e momentos. E se estamos pensando em manter o engajamento do seu filho com os estudos, esse engajamento será cada vez menor se ele não perceber, ou entender, a importância também do descanso.

Um precisa caminhar junto do outro para que a criança não fique desmotivada ou se rebele contra os estudos. Certamente não é isso que queremos!

Una o estudo com atividades divertidas

Quem disse que estudar precisa ser uma coisa chata? Muito pelo contrário! A criatividade aqui pode ajudar e muito no processo de aprendizagem dos pequenos, não só em períodos de isolamento social, mas sempre que possível.

Desafios, quizzes, jogos educativos, vídeos, experimentos práticos. Existem uma infinidade de atividades que podemos nos valer para estimular o desenvolvimento das crianças de maneira divertida e que de fato estimule o engajamento das mesmas.

Monte um ambiente adequado

Ter um ambiente adequado e propício para os estudos aqui é de extrema importância.

As distrações podem ser os grandes vilões das crianças quando falamos de engajamento com os estudos. E isso é um aspecto que você precisa levar em consideração nesse momento.

Por isso, é interessante que exista em sua casa um ambiente em que seu filho consiga manter a concentração, com o mínimo possível de possíveis distrações, e que de fato consiga se empenhar melhor nos estudos.

Isso irá fazer com que ele compreenda que aquele momento, naquele ambiente específico, é unicamente destinado aos estudos. E isso pode trazer um grande ganho de produtividade e motivação para as crianças.

Abuse de recursos tecnológicos

Atualmente, é cada vez mais comum crianças terem acesso aos mais diversos recursos tecnológicos existentes. Isso já faz parte de suas rotinas e alinhar isso aos estudos acaba sendo essencial para o engajamento das mesmas.

E o Curso Garra sabe muito bem disso e vem trabalhando forte neste aspecto, principalmente com relação aos estudos online.

Hoje, por conta de toda a pandemia do novo coronavírus, disponibilizamos o Garra Online, um portal interativo com aulas e materiais ricos de qualidade e totalmente gratuitos durante o período de quarentena. 

Estamos compartilhando também dicas práticas e informações úteis em nosso perfil do Instagram e diversos tipos de vídeos com assuntos e temas variados em nosso canal no YouTube

Recomendamos fortemente que você esteja presente nesses canais, pois estamos sempre com conteúdos para ajudar no engajamento do seu filho com os estudos, além de outras informações úteis para o momento.

Aposte em pequenas recompensas

Talvez o aspecto que mais pode ajudar as crianças com maior dificuldade no engajamento com os estudos é apostar em pequenas recompensas.

Isso porque, por mais que a motivação da criança com os estudos esteja em um nível crítico, a recompensa, no mínimo, atrai sua atenção.

Mas que fique muito bem claro: trabalhar com recompensas de forma isolada não resolve problema nenhum. A ideia aqui é usar essa dica como complemento às demais. Se você só tratar esse aspecto, você irá ficar refém das recompensas para que seu filho estude, e não é isso que queremos passar aqui.

Precisamos usar esse trunfo com sabedoria para melhor estimular o aprendizado e a motivação das crianças com o estudo.


Será que agora você consegue manter seus filhos engajados?

Estas são as sete dicas para você fazer com que o seu filho se torne mais engajado com os estudos neste período de quarentena. E, principalmente, perceba a importância desse momento na educação dos pequenos.

A ideia aqui não é trabalhar um ou outro ponto deste artigo de forma isolada para manter seus filhos engajados. Mas sim, colocar todas as dicas em prática de forma integrada entre si para um maior e melhor aproveitamento.

O que você achou dessas dicas? Acha que irá ajudar você nessa missão? Conta pra gente aqui nos comentários e, se tiver alguma dica complementar a essas, compartilhe conosco também.

Em tempos difíceis como esses, cada ajuda ou contribuição pode fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Estamos juntos nessa! Até a próxima!