Especialista em Concursos Militares

Blog do Garra

Curso Online x Curso Presencial: qual é melhor?

Estudar através de um curso online não chega a ser uma novidade, tendo em vista que esse modelo de aprendizado já existe há bastante tempo. No entanto, a maioria das pessoas sempre esteve acostumada com o modelo de curso presencial. Mas é possível afirmar se um modelo é melhor que o outro? É só isso o que vamos falar hoje!

Na verdade, o objetivo maior aqui não é falar se um modelo é melhor que o outro. O foco é mostrar as vantagens e as desvantagens de cada modelo e, principalmente, como você pode se aproveitar dessas vantagens para alavancar seu rendimento nos estudos.

Antes de entrarmos, de fato, no assunto, vale ressaltar uma coisa bem importante: independente de fazer um curso online ou presencial, o seu resultado estará diretamente ligado ao tamanho do seu esforço. Logo, você pode fazer o melhor curso do mundo, mas se não focar nos estudos, dificilmente alcançará seus objetivos.

Curso Presencial

Essa, com toda a certeza, é a modalidade de ensino mais tradicional de todas. Nossos avós e os avós deles já faziam cursos presenciais. E, antes do isolamento social, um grande número de pessoas acabavam optando por esse estilo de estudo. Mas quais são as vantagens e as desvantagens dos cursos presenciais?

Vantagens

Contato com o professor – Talvez a maior vantagem de um curso presencial seja a proximidade que o aluno tem com o professor, afinal, ele está apenas alguns metros distantes. Caso o aluno tenha alguma dúvida ou questionamento, é muito fácil levantar a mão e indagar o professor.

O mesmo acontece com tarefas, o aluno pode ir até a mesa do professor e perguntar algo sobre uma tarefa que não conseguiu realizar. Esse contato, sem sombra de dúvidas, é algo muito valioso.

Contato com amigos – Cursos presenciais estreitam os laços de amizade e facilitam o trabalho em grupo, pois assim como no exemplo acima, temos nossos amigos por perto e fica mais fácil manter a interação com eles.

Além disso, sempre tem aquela hora do intervalo, né? Que é um momento de descontração ou, até mesmo, um momento oportuno para tirar uma dúvida com algum colega de classe que entende mais de determinado assunto.

Menos distrações – O ambiente de sala de aula é pensado para evitar ao máximo possíveis distrações. Em geral, as paredes são brancas, as carteiras simples e os professores sempre tentam chamar a atenção para o quadro negro. Estudar em um lugar livre de distrações, obviamente, é muito vantajoso.

Estrutura física – Cursos e escolas tentam deixar o ambiente bem agradável para seus alunos, seja com cadeiras confortáveis ou ares condicionados nas salas de aula. Logo, ter uma estrutura assim é muito bom para o aprendizado.

Desvantagens

Deslocamento – Muitos estudantes gastam horas para chegar até o curso ou escola. Seja porque moram longe ou porque pegam muito trânsito no trajeto.

Essa é a maior desvantagem dos cursos presenciais, já que é possível que você passe mais tempo no transporte público (indo e vindo) do que dentro da própria sala de aula. Além disso, você chegará ao curso extremamente cansado.

Horários engessados – Se a aula vai de 7:30 até 12:00, você não pode fugir disso! Você precisa acordar cedo e chegar na sala de aula às 7:30, mesmo que esse seja um horário horrível para você. Em cursos online, por exemplo, você pode escolher o melhor horário para estudar. Mas falaremos sobre isso mais pra frente.

Falta de autonomia – O aluno que estuda presencialmente não tem muita autonomia, pois ele não pode escolher o horário de estudar, o local onde estudar e, até mesmo, como estudar. Ele precisa seguir as regras impostas pela instituição de ensino que está matriculado.

Preço – Por todos os gastos que um dono de curso tem com carteiras, estrutura física, iluminação, segurança, etc o curso presencial acaba sendo bem mais caro que um curso online. E esse valor, obviamente, é refletido na mensalidade que o aluno paga.

Curso online

Por mais que não seja uma novidade, cursos online também não são tão antigos. Dependendo da sua idade, é possível que um curso online seja algo esquisito para você. No entanto, de alguns anos para cá essa modalidade de ensino vem ganhando muito espaço no mercado. E, obviamente, teve um boom durante esse período de isolamento social.

Vantagens

Preço – Ao contrário de cursos presenciais que exigem gastos com luz, água, aluguel e estrutura, um curso online tem um custo de criação/manutenção muito mais em conta. Por esse motivo, os preços cobrados são muito mais baratos. É possível que você faça um curso online pagando menos do que pagaria em uma mensalidade de curso presencial.

Autonomia – Aqui o aluno tem muita autonomia! Pois ele pode escolher o melhor horário para estudar, o melhor local, etc. Algumas pessoas têm uma produtividade muito maior no período da madrugada e, infelizmente, não podem estudar presencialmente de madrugada. No entanto, com um curso online isso é possível.

Dúvidas – Estudando EAD você não precisa tirar dúvidas com o professor ou esperar pela ajuda de um colega, basta você voltar a aula até o início e assistir novamente. É possível ir dosando o quanto você assiste de cada aula, quantas vezes assiste, etc.

Otimização de tempo – O aluno que tem uma rotina regrada de estudos EAD consegue focar nas suas maiores dificuldades e otimizar seu tempo. Por exemplo, se a sua maior dificuldade é em matemática, você pode dedicar muito mais tempo a essa matéria. Por outro lado, caso tenha facilidade com alguma outra, pode dar uma aliviada nos estudos.

Desvantagens

Falta de contato – Alguns alunos podem ficar incomodados com a falta de contato com professores e colegas. Esse contato próximo, como ocorre em cursos presenciais, é mais difícil de acontecer em cursos à distância.

Trabalho em equipe – Assim como no exemplo anterior, pessoas que estudam através de cursos online encontram algumas dificuldades para trabalhar em equipe.

Comunicação – Se não houver um alinhamento claro de como vai acontecer a comunicação, podem surgir ruídos. Sejam ruídos entre alunos e professores ou entre alunos e alunos. De qualquer forma, ruídos na comunicação nunca é algo bom. Logo, essa pode ser uma grande desvantagem para quem estuda online.

Curso online do Garra

Como dissemos no início desse texto, a ideia aqui não dizer qual modelo de ensino é melhor ou pior. A nossa ideia era expor as vantagens e as desvantagens de cursos presenciais e cursos online.

Outra coisa que citamos no início desse artigo foi a questão do esforço. Não basta você fazer um curso presencial caro ou um curso online com ótimos professores se você não se dedicar. É fundamental que você dedique algumas horas do seu dia para focar somente nos estudos.

Existem vários concursos militares previstos para 2020 e é de suma importância que você se prepara para eles da melhor forma possível. E, tendo em vista a atual situação que vivemos, a melhor opção são os cursos online. Logo, não perca tempo e conheça o Garra Online!

Mantemos a mesma excelência do curso presencial, só que agora em um formato de curso online. Caso tenha alguma dúvida sobre isso, você pode nos enviar uma mensagem em nossas redes sociais ou deixar um comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

Tudo o que você precisa saber sobre o Colégio da Polícia Militar do Paraná

O colégio Coronel PM. Felippe de Sousa Miranda, mais conhecido como Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM), é uma das instituições mais respeitadas e qualificadas do Paraná. Além de todos os ensinamentos de disciplina e companheirismo ensinados no meio militar, possui um corpo docente composto por pessoas muito capazes.

O CPM compreende o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano do EF) e Ensino Médio. Funciona nos três turnos, manhã, tarde e noite, e o ingresso se faz por meio de Processo Seletivo.

O Colégio da Polícia Militar do Paraná prima pela qualidade de ensino, despertando o espírito de civismo, honestidade e valores necessários a uma boa convivência social, além dos princípios inerentes à Polícia Militar: disciplina, responsabilidade e hierarquia.

Dentro do estado do Paraná o CPM possui 4 unidades, são elas:

Fonte: http://www.pmpr.pr.gov.br/Pagina/CPM

Como ingressar no CPM

O ingresso no Colégio da Polícia Militar do Paraná acontece somente via processo seletivo. Para os alunos que irão prestar o concurso para o Ensino Fundamental (6º ano), o concurso é composto por:

  • 12 questões de Língua Portuguesa;

  • 12 questões de Matemática

  • 05 questões de História/Geografia;

  • 06 questões de Ciências;

Já para os candidatos que irão prestar o concurso para ingressar no 1º ano do ensino médio, a prova escrita é composta por:

  • 12 questões de Língua Portuguesa;

  • 12 questões de Matemática;

  • 05 questões de História;

  • 05 questões de Geografia;

  • 06 questões de Ciências;

obs: No Edital do concurso de 2021/2022 foi retirada a Produção Textual (Redação).

No Curso Garra temos turmas específicas para os dois concursos (ensino fundamental e médio), nos períodos da manhã ou da tarde (preparatório para o EF) e da tarde e noite (preparatório para o EM).

Além de possuirmos professores especializados e com vasta experiência nesses dois concursos, tendo em vista que a banca da Polícia Militar do Paraná tem um padrão de cobrança. Os professores do Garra entendem como essa banca funciona e conseguem preparar nossos alunos da melhor maneira possível.

Fases do concurso CPM

1ª Fase – Inscrições;

2ª Fase – Homologação de Inscrições;

3ª Fase – Divulgação do ensalamento;

4ª Fase – Realização das provas escritas;

5ª Fase – Divulgação do Gabarito Preliminar;

6ª Fase – Recebimento de Recursos;

7ª Fase – Divulgação do Gabarito Oficial Final e da Classificação dos Candidatos;

8ª Fase – Matrícula;

9ª Fase – Divulgação das eventuais chamadas complementares.

As inscrições no teste seletivo são feitas somente através do site disponibilizado pela banca organizadora do concurso. Como o concurso de 2020 ainda não tem uma data prevista, a PMPR ainda não disponibilizou este link para inscrição. Mas vale ressaltar, novamente, que as inscrição são feitas exclusivamente via internet.

Requisitos para inscrição

a) Deverão ser realizadas pelos familiares ou responsáveis legais do(a) candidato(a), por ser o(a) pretendente à vaga menor de 18 (dezoito) anos de idade;

b) Os familiares ou responsáveis, a partir da inscrição, autorizam que seus filhos(as) ou tutelados(as) sejam submetidos às normas do teste classificatório;

c) Só poderão se inscrever os(as) candidatos(as) que estiverem frequentando o 5º ano do Ensino Fundamental para ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental;

d) Só poderão se inscrever os(as) candidatos(as) que estiverem frequentando o 9º ano do Ensino Fundamental para ingresso no 1º ano do Ensino Médio.

Taxa de inscrição

No concurso de ingresso de 2019 a taxa de inscrição foi de R$95, no entanto, ela pode sofrer alterações para o ano de 2020. Toda e qualquer novidade será divulgada via internet no site do CPM.

Critério para preenchimento das vagas

a) As vagas serão preenchidas pelos(as) candidatos(as) classificados(as) que obtiverem as melhores notas, obedecendo-se até o limite do quantitativo descrito na distribuição das vagas;

b) Na ocorrência de candidatos(as) com igual desempenho no teste classificatório para ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental, o desempate será feito da seguinte forma:

I. Maior nota na prova de Matemática;

II. Maior nota na prova de Língua Portuguesa;

III. Maior nota na prova de Ciências;

IV. Maior nota na prova de Geografia/História;

V. Maior nota na prova de Produção de Texto;

VI. Candidato com maior idade.

c) Na ocorrência de candidatos(as) com igual desempenho no teste classificatório para ingresso no 1º ano do Ensino Médio, o desempate será feito da seguinte forma:

I. Maior nota na prova de Matemática;

II. Maior nota na prova de Língua Portuguesa;

III. Maior nota na prova de Ciências;

IV. Maior nota na prova de História;

V. Maior nota na prova de Geografia;

VI. Maior nota na prova de Produção de Texto;

VII. Candidato com maior idade.

Como se preparar para o concurso do Colégio da Polícia Militar do Paraná

Assim como o concurso do Colégio Militar de Curitiba (CMC), o processo seletivo do CPM é um dos mais concorridos do estado, tendo em vista o alto número de candidatos para as vagas disponibilizadas.

Aqui no blog do Garra já passamos 7 dicas para os pais na véspera da prova do concurso do Colégio Militar e ensinamos alguns métodos super eficientes de como estudar em casa e ter um melhor aproveitamento nos estudos. Caso você queira aumentar suas chances de aprovação no concurso do CPM, não perca esses conteúdos.

Além disso, no Curso Garra temos uma equipe de professores e monitores prontos para preparar o seu filho para o concurso do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Nossos professores possuem uma didática voltada para este concurso, além de aplicarmos simulados mensais.

Esses simulados têm como objetivo ir ambientando o candidato com a prova e, consequentemente, fazê-lo chegar mais preparado ao grande dia.

Não perca mais tempo e junte-se a Tropa do Garra!

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através de nossas redes sociais ou, se preferir, pode deixar um comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

3 dicas para concurseiros para sair na frente de concorrentes em concursos públicos

Se você está lendo esse artigo imagino que você esteja buscando informações a respeito de como se destacar em concursos públicos, certo? Pois bem, se eu estiver correto, realmente você está no lugar certo. Afinal de contas, produzimos esse conteúdo justamente para dar algumas dicas para concurseiros que podem fazer a diferença em suas aprovações.

Mas que tipo de dicas seriam essas? Como um candidato poderá usá-las em seu benefício para se destacar nas provas dos mais variados concursos públicos no país? Como isso irá funcionar?

Calma, nós iremos te ajudar. 

Como todos sabemos, estudar para concursos públicos não é das tarefas mais simples. Isso envolve uma série de fatores que vai desde a disciplina e concentração até uma boa alimentação, para preparar o corpo e a mente para esse período bastante desafiador para todos os envolvidos.

Mas o foco deste conteúdo é bem exclusivo. Vamos compartilhar com você alguns dos segredos que fazem com que candidatos aprovados passem a frente dos seus concorrentes nas provas e, consequentemente, conquistem a tão sonhada aprovação.

Pensando nisso, como imagino que você também está em busca de alcançar seus objetivos e ser aprovado em alguma prova de concurso, esse artigo irá te ajudar bastante. 

Irei compartilhar até o final deste texto X dicas para concurseiros que pretendem sair da frente dos seus concorrentes em concursos públicos e superar mais esse obstáculo.

Nós estamos aqui para ajudar e temos certeza que essas dicas para concurseiros serão essenciais para ajudar você nessa jornada.

Vamos juntos até o final e boa leitura!

Dê o seu melhor

Uma coisa é certa quando falamos em aprovações em concursos públicos: se você não se preparar da melhor maneira possível e der o seu melhor, você está fora.

Não existem dicas para concurseiros que podem fazer mudar esse cenário.

Simples assim. Concursos públicos não aceitam preguiçosos, pessoas que estão na média ou ainda que não se dedicam com vontade a esse grande objetivo.

Se você não der o seu melhor na preparação para um concurso público, porque você acha que você deve ou merece a aprovação na provas?

Quem quer, assim como tenho certeza que você deseja, ter reais condições de conquistar uma vaga em algum concurso de seu interesse, precisa ter bastante dedicação em sua preparação, além de muito foco.

Isso sim irá fazer a diferença no final. Isso que separa os aprovados dos que ficam pelo caminho. É real.

Podem parecer um pouco pesadas essas palavras, mas elas são necessárias nesse momento. É algo bastante simples, mas que faz total diferença no final.

Então, se você tem um sonho, algo que sempre almejou para você, eu te convido a se preparar muito bem para esse momento. Todo o esforço e dedicação serão recompensados lá na frente. 

Perceba que só depende de você, ok?

Não desista

Um fato que acontece de maneira bastante recorrente quando falamos de concursos públicos é a desistência.

Quem não conhece alguém que, antes mesmo de realizar uma inscrição para alguma prova, desiste de fazê-la por causa do alto número de candidatos?

Ou pior, quem mesmo após fazer o pagamento da taxa de inscrição desiste de se preparar ou até mesmo da fazer a prova por conta de que acha que não tem chances pelo fato de a concorrência ser muito grande?

Pois é, é aí que candidatos focados como você começam a sair na frente dos concorrentes.

Isso é um claro reflexo de quão ilusória é a crença de que a quantidade de candidatos inscritos em um concurso público está diretamente relacionada com a possibilidade de aprovação.

Isso porque por puro medo a quantidade de pessoas que vão fazer a prova sempre é bem menor do que o divulgado.

Por isso, você não deve desistir antes mesmo de tentar. Pode parecer difícil, mas se você der o seu melhor e se preparar para esse momento, você tem tudo para fazer uma grande prova e conquistar a sua aprovação.

Se você pensar só nos concorrentes, você não sai do lugar. Por isso, preparei a próxima e última dica especialmente para você.

Não pense nos seus concorrentes

Ué, como assim? Mas você não disse que eu iria ver dicas aqui sobre como sair na frente dos meus concorrentes em concursos públicos? 

Pode parecer bastante contraditório se compararmos com o título deste artigo, mas isso é um fato.

Um dos aspectos mais importantes quando um candidato se prepara para provas de concursos públicos é a sua habilidade em focar em si próprio.

Já ouviu aquela expressão que é seu maior inimigo está dentro de você? Pois é, em concursos públicos é assim que funciona também.

Acompanhe meu raciocínio: se você está se preparando para o seu concurso da melhor forma possível, está seguindo as principais dicas para estudar em casa, está por dentro do edital da prova e está fazendo diversos simulados, por que se preocupar com o outro?

Esse é algo que pode ser difícil de entender, mas a principal ação que você pode tomar para sair na frente dos seus concorrentes em concursos público é você dar o melhor em sua preparação.

Quanto mais preparado para a prova você estiver, maior a chance de obter sucesso na prova. E, com isso, você irá conseguir deixar seus concorrentes para trás.

Faz sentido para você? Eu espero que sim. 

O foco deve estar em você, e não nos outros. Pense nisso e você poderá ganhar e muito nesse aspecto.

Afinal, se você fizer sua parte e tudo o que estiver ao seu alcance para uma melhor preparação para as provas, suas chances de sucesso serão muito maiores que um concorrente que não se preparou tanto quanto você.


O que achou dessas dicas para concurseiros?

Se você chegou até aqui tenho certeza que está mais motivado a dar o seu melhor e, de fato, sair na frente dos seus concorrentes em concursos públicos.

Todos sabendo que a vida de um concurseiro não é fácil, mas se você conseguir dar o seu melhor em sua preparação e, principalmente, ter a resiliência necessária para não desistir no meio do caminho, você não precisa se preocupar com seus concorrentes.

Isso porque você está fazendo a sua parte, se esforçando ao máximo e dando o seu melhor em busca da aprovação naquela prova que você sempre sonhou.

Se você tiver garra, dedicação e ter o seu objetivo muito claro em sua cabeça, você fará uma prova de sucesso e conseguirá passar seus concorrentes sem mesmo se preocupar com eles.

Nós aqui do Curso Garra temos bastante confiança em você e acreditamos que você também deva confiar em si. 

Estamos juntos nessa! Até a próxima!

Concurso Militares Previstos para 2020

O calendário de provas de concursos militares neste ano de 2020 acabou ficando bastante comprometido por conta da pandemia do covid-19.

Mas saiba que estamos acompanhando todas as movimentações com relação a isso muito de perto para entregar a você todas as informações necessárias.

Toda a programação inicial dita como certa no início do ano precisou passar por diversas modificações que impactaram diretamente nos estudos dos candidatos.

Algumas provas foram adiadas, outras suspensas e ainda há aquelas que estão com a situação bastante indefinida.

Neste contexto, muitos candidatos podem ficar confusos com relação ao calendário oficial de provas de concursos militares neste ano.

As dúvidas são inúmeras: Vai acontecer alguma prova? Quais serão suspensas? Quais estão confirmadas? Quais foram adiadas?

Nós sabemos que isso pode acabar gerando muitas dúvidas, mas estamos aqui justamente para ajudar você a eliminá-las e se preparar melhor para o calendário de provas.

Pensando nisso, montamos uma lista com todos os concursos militares previstos para esse ano para você concentrar seus esforços nas provas que de fato irão acontecer.

Isso te ajudará bastante a se organizar melhor para as provas e garantir um pouco mais de tranquilidade para o período.

Vamos juntos até o final e boa leitura!

Concursos Militares com datas confirmadas para as provas

Os concursos listados abaixo encontram-se com as inscrições encerradas, mas com as datas para as provas confirmadas. São eles: 

  • ESA: 30/08 – Inscrições encerradas.

  • EEAr CFS 2021.1: 13/09 – Inscrições encerradas.

  • EsPCEx: 26/09 e 27/09 – Inscrições encerradas.

Veja mais informações sobre essas provas a seguir.

ESA

Escola de Sargentos das Armas (ESA) teve seu calendário de aplicação de provas bastante alterado por conta do cancelamento anterior da aplicação do Exame Intelectual.

No entanto, a data para a aplicação da prova está definida para o dia 30 de agosto, podendo ser alterada.

EEAr CFS

Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAr) está com a data para a prova do Curso de Formação de Sargentos (CFS) atualizada. Ela irá acontecer no dia 13 de setembro.

EsPCEx

Escola Preparatória de Cadetes do Exército está com calendário de prova atualizado. As inscrições foram encerradas no início do mês de junho e a realização do exame intelectual tem data prevista dos dias 26 e 27 de setembro.

Concursos Militares sem datas definidas para as provas

Os concursos listados abaixo ainda não firmaram uma nova data de realização das provas dos concursos. São eles: 

  • Colégio Naval – Inscrições encerradas.

  • Escola Naval – Inscrições encerradas.

  • EPCAr – Inscrições encerradas.

  • AFA – Inscrições encerradas.

  • Soldado PMPR – Inscrições encerradas.

Dica extra: Mantenha o ritmo nos estudos

Como você deve ter percebido, muitas mudanças aconteceram com relação às provas de concursos militares. No entanto, neste momento é fundamental que você continue atento e dedicado aos estudos.

Logo, mantenha-se sempre ativo nos simulados, assista às nossas videoaulas, tire dúvidas e utilize de todos os recursos disponíveis a você para se preparar da melhor maneira possível para as provas que estão por vir.

Essa preparação definirá se você conseguirá bons ou maus resultados durante a aplicação da prova. Por isso, permaneça firme e concentrado em seus estudos e esteja pronto para os concursos militares do segundo semestre de 2020.


Gostou das informações sobre os concursos militares previstos para 2020?

Realmente o calendário de provas de concursos militares para 2020 estava um tanto quanto confuso. E as dúvidas eram das mais diversas possíveis.

Por isso, esperamos que você tenha se informado a respeito do status da sua prova de interesse. Agora você pode se preparar ainda melhor para ela a partir da definição obtida com a leitura deste artigo. 

Sabemos que esse é um momento que requer bastante concentração e a pandemia do covid-19 pode ter alterado sua rotina, mas estamos aqui sempre para te ajudar a deixar esse momento o mais tranquilo possível.

E, é claro, deixando você munido com todas as informações necessárias para se preparar da melhor maneira possível para os concursos militares de 2020.

Caso tenha interesse em ficar por dentro de mais dicas sobre concursos militares, nos siga no Instagram e veja conteúdos que podem te ajudar bastante nesse momento.

Estamos juntos! Até a próxima!

6 dicas sobre como estudar em casa e ter um melhor aproveitamento nos estudos

Se você busca dicas sobre como estudar em casa e ter um melhor aproveitamento em seus estudos, você está no lugar certo.

Muitas pessoas possuem sérias dificuldades em manter a disciplina e a concentração quando falamos em estudar em casa.

Um dos principais motivos para isso é não ter um ambiente propício destinado aos estudos, sem contar nas infinitas possibilidades de distrações que afastam o estudante do seu objetivo principal com os estudos.

Se você se enxerga nesse cenário, saiba que existem também outros desafios a serem superados para que você consiga explorar todo o seu potencial ao estudar em casa.

E é para superar esses obstáculos que produzimos esse artigo para você. A ideia aqui é trazer seis dicas claras e práticas a respeito do processo de se estudar em casa e garantir que o seu aproveitamento nos estudos seja potencializado em busca das suas metas e objetivos.

Nós estamos aqui para ajudar e temos certeza que essas dicas serão essenciais para ajudar você nessa jornada.

Vamos juntos até o final e boa leitura!

Tenha um local destinado aos estudos

Talvez essa seja uma das dicas mais importantes quando falamos em estudar em casa. E eu não estou falando aqui em usar sua cama ou a mesa da cozinha como local destinado aos estudos. Muito pelo contrário!

Você precisa encontrar um local que você fará tão somente isso e nada mais. Você precisa criar um ambiente ou espaço destinado exclusivamente aos estudos.

Enxergar esse ambiente como “o lugar para os estudos” vai ajudar você a se organizar melhor para isso e saber o momento certo para estudar e para fazer outras atividades.

O ideal é que esse local seja um lugar mais calmo e silencioso dentro da sua casa. Mas é fundamental que possua uma mesa e cadeira que quando você se acomodar por lá terá certeza que esse é o seu horário para estudar.

Essa dica é essencial e fará total diferença ao estudar em casa.

Estabeleça horários fixos para estudar em casa

Sabe quando você acorda, se arruma, fica pronto para começar a estudar, mas aí olha o videogame e acaba deixando os estudos para depois?

Pois bem, essa é uma situação que pode parecer inocente, mas prejudica bastante o andamento dos estudos. Não pelo ato em si de jogar videogame, até porque poderia ser qualquer outra atividade. 

Mas, principalmente, pelo fato de que você se preparou para iniciar os estudos, mas preferiu fazer outra coisa quando deveria se dedicar àquilo.

Por isso, é de suma importância que você estabeleça horários fixos para estudar em casa e, sobretudo, siga à risca esses horários. Isso vai fazer com que você crie uma boa disciplina voltada aos estudos.

Monte um cronograma de estudos

Maravilha. Agora você já tem um local apropriado para estudar em casa e definiu um horário fixo para os estudos. Mas como ter um melhor aproveitamento nesse processo?

Muito simples. Você precisa criar um cronograma para os seus estudos. Neste cronograma, é fundamental que você estabeleça metas a serem cumpridas todos os dias, semanas e até meses.

Isso irá ajudar você a se manter organizado e conseguirá visualizar mais facilmente toda a trilha que você precisará percorrer durante sua jornada em busca de mais conhecimento.

Mantenha o equilíbrio

Equilíbrio é um aspecto que considero de extrema importância quando falamos em estudar em casa. Todos sabemos a importância dos estudos, mas é fato também que não somos máquinas dispostas a trabalhar 24h por dia, 7 dias por semana.

Por isso, valorize o descanso. Faça pausas regulares e concilie também os estudos com outras atividades. Tudo precisa ter a sua hora, e os excessos podem acabar só prejudicando você e os seus estudos.

A consistência é muito importante no processo de aprendizagem, isso é um fato bem claro, principalmente quando falamos em estudar para concursos em geral. Mas, sem haver um equilíbrio, todo o esforço poderá ter sido em vão. Pense nisso com carinho!

Cuidado com as distrações

Você está sentado e estudando em seu ambiente de estudos, bastante concentrado, quando de repente sente a vibração do seu celular que está sobre a mesa.

Era seu melhor amigo contando que vai lançar uma nova série na Netflix que promete ser muito boa. Ele passou um link de uma matéria sobre o assunto e você começa a ler entusiasmado o enredo daquela história e se esquece, mesmo que por alguns minutos, dos estudos.

Agora imagine essa situação se repetindo diversas vezes ao longo de um dia de estudos.

Nem preciso dizer que todo aquele dia já foi bastante comprometido por conta dessas e outras distrações, não é mesmo?

Por isso, para evitar que você apenas faça figuração nos estudos, estando com a cabeça em outro lugar, permaneça focado nos estudos no horário que você definiu para tal.

Desligue seu celular ou simplesmente ignore as mensagens nas redes sociais ou qualquer outro tipo de distração que você pode ter.

Esse é talvez o seu maior inimigo ao estudar em casa. Portanto, toda atenção com relação a isso irá fazer com que você tenha um rendimento muito mais satisfatório nos seus estudos.

Use a tecnologia a seu favor

Essa dica é um complemento da anterior. A tecnologia pode ser uma grande vilã quando falamos de distrações, mas também pode ser a sua grande aliada, principalmente quando falamos de  estudos online.

Aqui no Garra, por exemplo, temos o Garra Online, que possui diversos conteúdos em formato digital que podem ajudar você, e muito, nos estudos em casa. Ainda mais nesse período de quarentena, onde as aulas presenciais estão suspensas, ter uma solução digital nesse sentido pode ser um grande trunfo no seu processo de aprendizagem.


Descobriu os melhores caminhos para estudar em casa?

Se você chegou até aqui, eu tenho certeza que você encontrou dicas valiosas sobre como estudar em casa. E seguindo essas dicas à risca, você tem um grande potencial de alcançar um grande sucesso nesse processo.

Todos sabemos que não é uma tarefa das mais fáceis manter uma boa rotina com os estudos com todas as distrações possíveis que podem ocorrer durante um dia dedicado a isso.

Mas todo processo de aprendizagem de sucesso tem origem em um único aspecto: a disciplina.

De nada adianta ter um ambiente propício aos estudos, se você passa o dia todo vendo as últimas publicações dos seus amigos nas redes sociais. Ou ter um cronograma muito bem estruturado que não é seguido.

Enfim, agora, com essas dicas, você tem todos os insumos necessários para manter um ótimo aproveitamento com seus estudos em sua casa. Basta você ter a disciplina necessária para seguir essas dicas e chegar aonde você deseja chegar.

Estamos juntos nessa! Até a próxima!

Prova da EEAR 2020 tem nova data

Muitos candidatos temiam a não realização do concurso da EEAR 2020. No entanto, na última semana, o Comando da Aeronáutica lançou uma retificação com as novas datas do processo.

A prova que, inicialmente, estava marcada para o mês de junho, havia sido adiada ainda em março. Porém, ainda não havia uma nova data para a realização do concurso. Por isso, muitos candidatos começaram a pensar que, talvez, o concurso não acontecesse no ano de 2020.

Mas essa angústia chegou ao fim!

Com o anúncio da nova data da prova, o Comando da Aeronáutica confirma a realização do concurso ainda nesse ano. Para saber sobre as novas datas da EEAR 2020 e tudo o que vai acontecer no processo seletivo daqui pra frente, continue neste artigo até o fim.

Novas datas EEAR 2020

No dia 15/06 foi divulgado, via internet, a relação nominal dos candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa de inscrição deferida ou indeferida. Os candidatos que tiveram a isenção de taxa indeferida, tiveram a oportunidade de entrar com um recurso.

Em 05 de agosto estará disponível, no site da EEAR, o cartão de inscrição com o local de realização das Provas Escritas. Devido as regras impostas por órgãos competentes, não haverá remessa pelo correio ou por e-mail. O candidato deverá acessar a página do Exame de Admissão e imprimir o Cartão de Inscrição.

Vale lembrar que o cartão de inscrição é fundamental no dia da prova. Logo, não esqueça de imprimi-lo e levá-lo para a realização do concurso.

Se você já se inscreveu na prova, pagou a taxa de inscrição (ou teve isenção confirmada) e viu seu nome na lista de confirmados, você pode ficar tranquilo(a) até dia 05/08. Neste dia, no entanto, não esqueça de entrar no site da EEAR e imprimir o seu cartão de inscrição.

Prova escrita

A nova data para o concurso da EEAR 2020 é 13 de setembro. Assim como antes, os portões serão fechados às 09:00 (horário de Brasília) e a prova terá início às 09:40 (horário de Brasília). Com duração de 4 horas e 20 minutos, o término está previsto para às 14:00 (horário de Brasília).

As provas aplicadas e os gabaritos provisórios serão disponibilizados, via internet, no dia seguinte a prova. A partir deste momento, os candidatos poderão entrar com recursos caso queiram.

Para os aprovados e convocados, a concentração intermediária acontecerá no dia 09 de novembro em suas respectivas unidades. E as inspeções de saúde acontecerão até o dia 27 do mesmo mês.

Para mais informações sobre as novas datas da EEAR 2020 é aconselhável que o candidato olhe com calma a página da instituição. Basta entrar na aba CFS 1 2021 que está em verde. Veja, detalhadamente, os novos processo e como funcionará a concentração e os exames físicos.

Como se preparar para a EEAR 2020

O concurso da EEAR está longe de ser um dos mais fáceis, até porque as provas de física e inglês costumam exigir muito dos candidatos. Principalmente para os candidatos que escolhem a modalidade BCT, já que o inglês cobrado é mais avançado. Além disso, a prova escrita contém 96 questões (24 de cada matéria), ou seja, é uma prova bem extensa.

Aqui no blog do Garra já demos dicas de como driblar o cansaço e manter a motivação ao estudar para concursos. Se você quer chegar no dia 13 de setembro super preparado(a) para a prova, aconselhamos que você leia essas dicas.

Também contamos o segredo por trás da aprovação em concursos militares e, caso seu objetivo seja a aprovação, é leitura obrigatória!

O fato da prova ter sido adiada, já que a data original era em junho, fez com que muitos candidatos abandonassem os estudos ou perdessem a motivação. Por isso, é fundamental que você mantenha a garra nos estudos! Ainda faltam 3 meses para a prova e, em 3 meses, dá para aprender bastante coisa.

Curso Preparatório Garra manteve a sua rotina de aulas, só que agora em formato online. Se você deseja impulsionar a sua preparação para o concurso da EEAR 2020, conheça o Garra Online. Nossa equipe de professores continua a todo vapor com conteúdos que, certamente, estarão presentes na prova de setembro.

Se ficou alguma dúvida, nos deixe um comentário aqui embaixo. Até a próxima!