Especialista em Concursos Militares

Blog do Garra

Como funciona o Concurso Militar?

Saber como funciona o concurso militar é fundamental para quem deseja ingressar nesta carreira. Isso porque, para qualquer um dos serviços militares, é preciso passar por uma série de avaliações que determinam a aptidão  dos candidatos . Descubra tudo sobre os concursos militares no post de hoje.

Como funciona o concurso militar?

Para se tornar um oficial ou ser aluno de uma instituição de ensino, antes é preciso passar por concurso militar. Consistindo geralmente várias etapas, este envolve exames diversos, desde provas escritas até exames psicológicos. 

Confira as principais etapas de um concurso militar:

Provas escritas

Também conhecido como exame intelectual, as provas envolvem, basicamente, as disciplinas de inglês, português e matemática. Além, é claro, da redação. 

Para determinadas funções, contudo, conhecimentos específicos são exigidos e matérias como:

  • Química

  • Física

  • Geografia

  • História.

Exames de saúde (INSPSAU)

Os exames de saúde fazem parte do concurso militar e avaliam as condições de saúde dos candidatos. 

Esta análise é feita com base em uma bateria de exames, que podem ser clínicos, de imagem e laboratoriais. Inclusive, nesta etapa do concurso militar também é aplicado o teste toxicológico.

O objetivo destes exames é descobrir se o candidato possui alguma patologia ou característica que seja incapacitante. Seja para o serviço militar ou para qualquer das atividades previstas.

Exame de aptidão psicológica

Nesta etapa, são realizados exames para avaliar as condições comportamentais, características de interesse e desempenho psicomotor. Estas são feitas por meio de testes, entrevistas e simuladores.

Esta parte do concurso militar visa comprovar a inexistência de contra indicações psicológicas que impeçam o candidato de realizar o serviço militar.

Teste de avaliação do condicionamento físico

É onde se observa o vigor físico dos candidatos, por meio de exercícios e índices mínimos a serem alcançados, classificados por sexo. 

Estes testes são essenciais para verificar se os candidatos possuem o condicionamento adequado para desempenhar atividades inerentes à rotina militar. 

Dependendo da função escolhida pelo candidato, o concurso militar pode apresentar mais etapas. Estas são específicas para a área, como por exemplo o teste de aptidão à pilotagem militar. Assim como as provas práticas da especialidade.

Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC) 

Esta etapa é reservada aos candidatos que se autodeclararam negros ou pardos. Ela avalia a condição declarada pelo candidato a partir da observação de traços fenotípicos.

Validação documental

Por fim, temos a validação documental, que é a conferência dos documentos para a realização de matrícula. É preciso que todos estejam em ordem, caso contrário, o candidato pode ser eliminado.

Concurso militar: complexo e concorrido

concurso militar, independente de para qual função ou instituição, envolve exames minuciosos e complexos. Sem falar que é sempre extremamente concorrido.

Neste sentido, contar com uma preparação completa e de qualidade é fundamental. Dispor de uma instituição que esteja comprometida a oferecer todas as condições para a aprovação. Que mais do que proporcionar um método de ensino impecável, propicie um ambiente favorável, com professores experientes e equipe dedicada. 

Como o curso preparatório militar Garra: uma instituição que tem a aprovação dos alunos como um compromisso pessoal. 

Entre em contato para saber mais sobre os cursos preparatórios e descobrir como fazer a matrícula.

Concurso para o Colégio Militar

Para ingressar em uma das instituições mais reconhecidas do país, antes é preciso passar pelo concurso para o Colégio Militar. Confira tudo o que é exigido e como funciona esse processo no post de hoje.

Concurso para o Colégio Militar

Concurso para o Colégio Militar acontece todos os anos, oferecendo vagas que podem ser disputadas por meninos e meninas. São diversas unidades espalhadas pelo país, sendo que as instituições estão presentes nas seguintes cidades:

Confira abaixo todos os detalhes sobre o concurso para o Colégio Militar:

Idade

A idade para poder participar do concurso de admissão é estipulada por edital. 

Para o sexto ano, é preciso ser menor de 13 anos até 1º de janeiro do ano da matrícula. Ou, completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. 

Já para o 1º do ensino médio, é preciso ser menor de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula. Ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Exigências 

Os alunos que desejarem participar do concurso para o Colégio Militar, não podem ter sido excluídos disciplinarmente de nenhuma unidade do CM.

Além disso, os candidatos precisam possuir documento oficial de identificação com foto com no máximo 2 anos de expedição. Precisam, ainda, ter documento oficial de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Inscrições

A inscrição só pode ser efetuada na unidade onde o candidato for prestar o concurso e pode, exceto no caso de portadores de deficiência, ser realizada pela internet.

Portadores de deficiência devem fazer a inscrição para o concurso para o Colégio Militar exclusivamente de forma presencial. Essa exigência se dá devido às comprovações médicas que são necessárias.

As inscrições são validadas mediante pagamento de taxa, que é fixada na portaria que regula o Calendário Anual. Seu objetivo é arcar com as despesas relacionadas ao concurso de admissão. 

É possível, contudo, requerer a isenção da taxa em casos de carência socioeconômica. Esta requisição deve ser feita nas datas previstas no Calendário Anual e protocolada presencialmente.

Etapas do concurso

concurso para o Colégio Militar consiste em 3 etapas, sendo elas:

  1. Exame intelectual

O exame intelectual possui caráter classificatório e eliminatório e é composto pelas provas de matemática, português e redação. É importante destacar que apenas os candidatos aprovados em matemática passam para a prova de português e redação.

2. Revisão médica e odontológica

No caso de aprovação no exame intelectual, o candidato passa então para a revisão médica e odontológica. Esta, de ordem eliminatória, envolve diversos exames, que ficam a cargo do candidato e seu responsável legal.

Os exames exigidos são: 

  • Radiografia do tórax

  • Glicose

  • Hemograma completo

  • Tipagem sanguínea e fator RH

  • Sumário de urina e parasitologia de fezes

  • Eletrocardiograma

  • Exame clínico e odontológico.

3. Comprovação da documentação

Caso todos os exames estejam dentro da normalidade, o candidato pode enviar a documentação para comprovação. Os documentos que precisam ser entregues, acompanhados de suas cópias, são:

  • RG do aluno

  • CPF do aluno

  • Documento oficial com foto do responsável legal

  • Histórico escolar

  • Plano educacional individualizado – PEI (exclusivo para candidatos com deficiência).

Os documentos precisam estar de acordo com o que foi registrado no ato da inscrição. Caso haja qualquer divergência, o candidato pode ser eliminado do processo e perder sua vaga.

Concurso para o Colégio Militar: complexo e concorrido

Os conhecimentos exigidos no exame intelectual do concurso para o Colégio Militar são extremamente específicos. Isso significa que não são ensinados em escolas comuns, é preciso aprendê-los em cursos especializados

Sem falar que as vagas nos Colégios Militares são muito concorridas, o que torna a preparação ainda mais importante. 

Por isso é tão importante fazer o curso preparatório que esteja realmente comprometido com a aprovação do candidato. Mais do que isso: que ofereça todo o suporte necessário, profissionais capacitados, professores experientes e ambiente favorável ao aprendizado. E que, além disso, tenha uma metodologia de ensino sólida e de qualidade. 

Como o Garra Curso Preparatório! Lá os alunos aprendem tudo o que precisam e recebem todo o amparo garantir suas vagas no Colégio Militar. 

Entre em contato para saber mais sobre as turmas e descobrir como fazer a matrícula no curso preparatório.

Curso preparatório Militar com GARRA

Quem deseja ingressar ou encaminhar os filhos na carreira militar, primeiramente precisa conhecer o curso preparatório GARRA

Curso preparatório Militar GARRA

Nascido em 2016, o Curso GARRA veio do desejo de seus fundadores, em juntar toda a experiência vivenciada no Rio de Janeiro e trazer para Curitiba. formando assim um serviço educacional com os melhores e mais competentes profissionais. Já em seu primeiro ano, aprovou dois alunos no Colégio Militar de Curitiba (CMC).

Desenvolvido por professores de Matemática, ex-militares e servidores públicos, o Garra busca complementar o ensino tradicional. Utilizando ferramentas tecnológicas e interativas, oferece aos seus alunos uma preparação diferenciada e completa para os concursos. 

No Garra, entende-se o papel do curso preparatório militar na aprovação dos candidatos. Especialmente quando se faz o contraste entre as provas feitas nas escolas e os exames de ingresso dos concursos.

Por isso, o Garra proporciona as melhores aulas, com profissionais habituados à rotina militar e com metodologia de ensino efetiva. 

Tudo isso faz deste um dos melhores cursos preparatórios para concursos militares.

Nossas turmas são divididas em
  • Pré-6º Ano

Este curso é voltado para os alunos que procuram ingressar no 6º ano do Colégio Militar do Paraná (CPM). Assim como no Colégio Militar de Curitiba (CMC). 

Esta modalidade tem acesso aos simulados online no Portal do Aluno, para garantir uma preparação mais prática e dinâmica. 

A duração deste curso preparatório é de 10 meses, sendo que o término ocorre na véspera da prova. 

  • Pré-Militar

Modalidade ofertada aos alunos que desejam ingressar nas Escolas/Academias militares. 

Para garantir a aprovação dos alunos, este curso preparatório oferece acesso ao Portal do Aluno, com vídeo aulas. 

Este curso também tem duração de 10 meses, sendo o término na véspera da data da prova.

  • Pré-Médio

Destinado a alunos que estão concluindo o ensino fundamental e desejam então, ingressar em escolas técnicas ou Colégio da Polícia Militar.

Com acesso ao Portal do Aluno, simulados e listas, os alunos podem se preparar ativamente para garantir sua vaga. 

Sendo assim, como as outras modalidades, esta dura 10 meses e termina na véspera da prova.

Preparamos para os concursos

  • Colégio Militar

Para ingressar no Colégio Militar, os candidatos precisam estar preparados para passar pelo Concurso de Admissão. Este consiste em um Exame de Matemática e um de Língua Portuguesa.

Todos os anos, o Colégio Militar oferece 30 vagas para meninos e meninas. A faixa etária contemplada são crianças com idade entre 9 e 12 anos no ano de matrícula. 

Geralmente as provas acontecem entre setembro e outubro e exige que os candidatos inscritos sejam brasileiros. Além disso, devem ter concluído ou estar cursando o 5º ano do ensino médio. 

  • EEAR – Escola de Sargentos da Aeronáutica

Instituição localizada  em Guaratinguetá, em São Paulo, busca formar e aperfeiçoar Sargentos da Aeronáutica.

Lá, os cursos ofertados são Formação de Sargentos (CFS) e o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS).

O CFS funciona em regime de internato e dura quatro semestres letivos. O curso forma Sargentos Especialistas para o Comando da Aeronáutica. Suas instruções são nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. Este curso se enquadra na modalidade de ensino médio.

As provas para a EEAR ocorrem em maio e novembro, com cerca de 500 vagas masculinas e femininas. Para concorrer, é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado, estar no 3º ano ou ter concluído o ensino médio. A idade para se inscrever é entre 17 e 25 anos até dezembro do ano da matrícula.

  • EsSA – Escola de Sargentos das Armas

Instituição localizada em Três Corações – Minas Gerais, é destinada exclusivamente à formação de Sargentos Combatentes de carreira. Seja das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia ou também, Comunicações.

Nela, procura-se simular com exatidão as condições de combate, preparando os alunos para funções de executante e de comando. Estas, posteriormente, serão desempenhadas nos corpos de tropa.

O curso da EsSA dura 18 meses, sendo que o primeiro semestre é realizado em outras unidades do Exército.

As provas de admissão ocorrem em setembro, com 1100 vagas para o sexo feminino e masculino. Para concorrer, os candidatos devem ser brasileiros ou naturalizados, estar no 3º ano ou ter concluído o ensino médio. Além disso, deve ter idade entre 17 e 24 anos no ano da matrícula. Ou 26 anos para áreas de saúde e música.

  • ESPCEx – Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Situada na cidade de Campinas, em São Paulo, esta instituição prepara candidatos para o ingresso na Academia Militar dos Agulhas Negras (AMAN). Sendo que esta academia é a responsável pela  formação do Oficial Combatente do Exército Brasileiro.

AMAN, por sua vez, fica na cidade de Resende. É exclusiva na formação de oficiais de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência do Exército.

As provas para a ESPCEx ocorrem entre setembro e outubro, com cerca de 500 vagas masculinas e femininas. Para concorrer, é preciso que o candidato seja brasileiro ou naturalizado. Também deve estar na faixa etária entre os 17 e 23 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. Além disso, precisa estar no 3º ano ou ter concluído o ensino médio.

  • AFA – Academia da Força Aérea 

Localizada em Pirassununga, em São Paulo, esta instituição forma cadetes em 

  • 1. Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv)

  • 2. Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOInt)

  • 3. Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOInf).

Ao fim de qualquer uma das formações, os alunos ainda recebem o título de bacharéis em Administração, com ênfase em Administração Pública.

As provas para a AFA ocorrem em julho, oferecendo cerca de 75 vagas masculinas e femininas. Para se candidatar, é preciso ter entre 17 e 23 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. É preciso, ainda, ser brasileiro ou naturalizado e estar no 3º ano ou ter concluído o ensino médio.

  • EPCAr Escola Preparatória de Cadetes do Ar

Esta instituição está sediada em Barbacena, em Minas Gerais. É responsável por preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). O curso, inclusive, é integrado com o ensino médio.

O aluno que se forma no CPCAR com aproveitamento, tem sua matrícula assegurada no CFOAv. Claro que, para isto, precisa estar dentro das condições de saúde, psicológicas e de condicionamento físico exigidas pela AFA.

As provas para EPCAr ocorrem em agosto, com uma média de 180 vagas masculinas e femininas. Para concorrer, é preciso ser brasileiro ou naturalizado, estar cursando o 9º ano ou ter concluído o ensino fundamental. Também é preciso que os candidatos não tenham menos de 14 anos ou completem 19 até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Vantagens de estudar no curso preparatório Garra
  • Cronograma de estudos preciso

  • Simulados frequentes para preparar os alunos na prática

  • Corpo docente com ampla experiência em Concursos Militares

  • Material didático desenvolvido exclusivamente na íntegra para cada público

  • Equipe comprometida em orientar e motivar ativamente os estudantes

  • 1500 exercícios online para estudar onde estiver. 

curso preparatório militar Garra também, acredita que com muita determinação, dedicação e disciplina, em um ambiente familiar e favorável, a aprovação é praticamente garantida.

Entre em contato para conhecer os horários das turmas e saber mais informações sobre matrículas nos cursos preparatórios.