Prestar o concurso Colégio Militar é como fazer um vestibular tradicional. Os portões têm hora para abrir e para fechar, quem não chega a tempo, é desclassificado. A prova tem uma duração limite, banca organizadora, aulões de véspera e correria no grande dia. A única diferença para um vestibular é que os candidatos têm, em média, 10 anos de idade.

A prova do Colégio Militar de Curitiba possui fase única, contendo 12 questões de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática e 1 produção textual. Os candidatos têm até 4 horas e meia para realizar toda a prova. Além disso, é preciso marcar no cartão-resposta também.

Mas como colocar uma criança para prestar um concurso tão sério e concorrido como o concurso Colégio Militar?

A preparação para o concurso Colégio Militar

Assim como em um vestibular tradicional, os jovens precisam dedicar alguns meses estudando em um cursinho preparatório. Além, é claro, de realizar simulados periódicos, visando a familiarização com o dia da prova.

No entanto, aqui nessa etapa de preparação, os parentes e tutores dos candidatos têm papel fundamental. Afinal de contas, estamos falando de crianças. É função dos responsáveis auxiliar essas crianças na hora dos estudos, organização do ambiente e priorização de tarefas.

Além disso, no dia do concurso, os pais e responsáveis também precisam ficar atentos aos horários. Dificilmente uma criança irá fazer a prova sozinha, logo, para evitar atrasos, é bom que os pais estejam em dia com o relógio.

Como você pode ajudar seu filho(a) a se preparar melhor

Como falamos, não é fácil exigir que uma criança tenha o mesmo foco e motivação que um adolescente de 18 anos, até porque estão em fases distintas da vida. No entanto, existem algumas coisas que os pais podem fazer para auxiliar os candidatos. Como, por exemplo:

Crie um ambiente favorável

Estudar para o concurso colégio militar não é tarefa fácil, por isso exige paciência dos pais e dos candidatos também. Alguns candidatos, inclusive, precisam fazer a prova mais de uma vez. Então, evite colocar muita pressão em cima de seu filho.

Crie um ambiente favorável para ele estudar e se preparar, mas sempre deixe um espaço aberto para ele comunicar seus desejos e medos, até porque é muito comum que os candidatos fiquem ansiosos. Além disso, saiba que os momentos de lazer continuam sendo fundamentais.

Estude com ele(a)

Separe algumas horas da sua semana para estudar com o seu filho, isso vai ser bom para ele(a). É sempre bom saber que seus pais estão apoiando e pronto para te ajudar quando necessário. Além disso, estudar com o seu filho vai mantê-lo mais motivado e focado nos estudos.

Converse com pais e mães de alunos aprovados

Procure por pais e mães de alunos que já fizeram o concurso colégio militar e foram aprovados no mesmo. Essas pessoas podem passar dicas valiosas para você e, consequentemente, você pode usar essas dicas para turbinar a preparação do seu filho.

Tenha paciência

Não coloque grandes cargas emocionais em seu filho, uma criança de 10 anos não está preparada para isso. Neste vídeo, podemos ver o depoimento de alguns candidatos que buscam a aprovação no Colégio Militar. Como é possível ver, todos estão animados e esperançosos com a prova, logo, ajude-os a manter essa animação, evite a pressão.

Escolha um bom cursinho

Escolher um bom cursinho preparatório é fundamental nessa caminhada! Faça uma pesquisa de mercado e veja qual deles é o mais adequado para o seu filho. O concurso colégio militar é mais concorrido que muitos vestibulares por aí, chegando a ter 68 candidatos brigando por uma única vaga. Logo, fica evidente como a preparação é fundamental para essa prova.

Curso Garra é especialista em concurso militares e já aprovou vários alunos nos últimos anos. Contamos com uma metodologia de ensino especial, além de simulados recorrentes e uma equipe de professores com experiência no concurso colégio militar.

A nossa equipe está pronta para melhor atender a você e ao seu filho, pois sabemos como é fundamental manter esse contato próximo com os pais dos candidatos. Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo ou entre em contato com a nossa equipe.