Já imaginou o seu filho estudando em uma escola de ponta e com os maiores índices de aprovação em vestibulares no país? Ou então como seria a sua filha estudar em um colégio que tem aulas de equitação e natação sem cobrar nada por isso? Acredite, essa escola existe. Leia este texto até o fim para saber tudo sobre o CMC – Colégio Militar de Curitiba.

O SCM (Sistema Colégio Militar) contém 13 escolas espalhadas pelo país. Os colégios estão distribuídos nas seguintes cidades:

  • CMBel (Belém/PA);

  • CMBH (Belo Horizonte/MG);

  • CMB (Brasília/DF);

  • CMCG (Campo Grande/MS);

  • CMC (Curitiba/PR);

  • CMF (Fortaleza/CE);

  • CMJF (Juiz de Fora/MG);

  • CMM (Manaus/AM);

  • CMPA (Porto Alegre/RS);

  • CMR (Recife/PE);

  • CMRJ (Rio de Janeiro/RJ);

  • CMS (Salvador/BA);

  • CMSM (Santa Maria/RS).

O curioso dessa lista é o fato de São Paulo, a maior cidade do país, não possuir nenhum colégio militar. Outro fato interessante é os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul abrigarem dois colégios militares. No entanto, no texto de hoje eu vou falar, exclusivamente, do CMC. Vem comigo!

Colégio Militar de Curitiba (CMC)

Localizado na Praça Conselheiro Thomaz Coelho, nº 1 no bairro do Tarumã em Curitiba, o CMC é um dos colégios militares com a maior estrutura do país.

Inaugurado no ano de 1959 pelo então Ministro da Guerra, General Henrique Teixeira Lott, o CMC dispõe de alojamentos, quadras poliesportivas, campos de futebol, uma piscina olímpica, enfermaria, auditórios e uma hípica. Os alunos do colégio podem desfrutar de todas essas atividades sem o pagamento de taxas extras.

Além disso, o CMC conta com uma banda de música própria. Os alunos podem aprender a tocar diversos instrumentos, como saxofone, trompete e bumbo, e tocar juntamente com a banda em apresentações dentro e fora do Colégio.

Formas de Ingresso no CMC

6º ano do Ensino Fundamental

Para ingressar no CMC no 6º ano do Ensino Fundamental o candidato precisa atender aos seguintes requisitos: 

  • Apenas crianças naturalizadas brasileiras são aceitas; 

  • Deve ter concluído o 5º ano do Ensino Fundamental até a data de matrícula; 

  • Somente crianças que tiverem idade acima de 8 anos até o dia 31/12/2019 e menores de 13 anos de idade poderão se candidatar a vagas; 

  • Alunos de outros Colégios Militares que foram expulsos por indisciplina não serão aceitos. 

Se o candidato estiver dentro desses requisitos, poderá fazer sua inscrição para o concurso do Colégio Militar no site da instituição e assim já ficar mais próximo de conseguir a sua tão sonhada vaga.

O concurso de admissão para o 6º ano é composto de uma única fase, sendo 12 questões de matemática, 12 de português e 1 produção textual com uma duração de 4,5 horas.

O concurso de admissão 2020/21 será realizado no dia 18 de outubro de 2020, com duração total de 4 horas.

1º ano do Ensino Médio

Para que um candidato ingresse no CMC através de concurso, ele só pode o fazer no 6º ano do Ensino Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio.

O concurso para o Ensino Médio tem fases e etapas bem semelhantes ao concurso de admissão ao 6º ano do Ensino Fundamental, a única diferença são os números de vagas. Em geral, os concursos para o EM possuem um número de vagas muito menor, girando em torno de 5 vagas por ano.

Todas as informações referentes a este concurso estão disponíveis no site do CMC e podem ser acessadas por pais e mestres que desejam que seus filhos ingressem no Colégio.

Filho(a) de Militar

Caso você seja militar das Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha) e deseje que seu filho(a) entre no CMC, ele(a) poderá o fazer sob duas condições:

  • Transferência de um Colégio Militar para outro. Ou seja, se o candidato já estudar em uma escola do SCM, basta pedir transferência para o CMC;

  • Caso o militar responsável pelo candidato tenha sido transferido para a cidade de Curitiba há menos de 3 anos.

Nos dois casos citado acima, a aprovação do aluno depende da quantidade de vagas disponíveis para a série do mesmo. Todos os anos, os quartéis responsáveis divulgam o número de vagas e como os militares podem fazer para registrar a matrícula de seus filhos.

Vale a pena ingressar no CMC?

Como dito anteriormente, entre os 13 colégios militares, o CMC é um dos que possui melhor estrutura. Além disso, é uma das escolas públicas do Paraná com maior índice de aprovação em vestibulares.

O número de formandos do CMC que, atualmente, estudam em Universidades renomadas Brasil afora é enorme.

Além disso, o Colégio ensina lições de companheirismo, civilidade, amor a pátria e responsabilidade. A curva de crescimento pessoal dos alunos do CMC é enorme, tendo em vista que aprendem muito e saem de lá sendo cidadãos muito mais responsáveis e conscientes.

Os concurso de admissão não são fáceis, mas aqui no Blog do Garra já demos várias dicas de como driblar o cansaço e estudar para concursos. E, acima de tudo, o Curso Garra possui uma equipe de professores especialistas no concurso de admissão do CMC. Nos últimos anos o Curso Garra foi responsável por mais de 10 aprovações no CMC, sendo os 3º e 4º colocados do concurso 2018 alunos do Garra. Se você deseja saber mais sobre o Colégio Militar de Curitiba, entre em contato com a nossa equipe e ficaremos felizes em ajudar você a alcançar esse sonho!