A preparação para a prova do concurso do Colégio Militar costuma ser um período de bastante estudo e uma grande ansiedade para todos os alunos envolvidos.

Os que também são muito impactados por toda essa ansiedade são os pais dos candidatos. Isso porque eles buscam sempre ajudar seus filhos na véspera da prova para que não ocorra nenhum problema durante a sua realização.

Pensando nisso, para te ajudar e deixar esse momento mais leve e com o menor nível de estresse possível, produzimos este artigo como forma de contribuir com dicas práticas para que você não se esqueça de nada na preparação para a prova e garanta um pouco mais de tranquilidade aos seus filhos.

A ideia é mostrar aqui uma lista com tudo o que você não pode esquecer de lembrar ao seu filho levar para a prova, bem como tudo o que é permitido ou não durante este momento.

Isso te ajudará bastante a se organizar melhor para a prova e garantir um pouco mais de tranquilidade para o período.

Vamos juntos até o final e boa leitura!

Leia o edital do Concurso do Colégio Militar com cuidado

Se você tem dúvidas e preocupações a respeito da prova do concurso do Colégio Militar, ler o edital pode ser um bom começo para acabar de vez com isso.

No edital, você encontra todos os detalhes relacionados ao concurso militar. Essas informações vão ajudar os candidatos a se prepararem melhor com os estudos e também terá tudo o que o será possível fazer ou não no dia da prova, bem como todas as regras a serem seguidas.

Um ponto de atenção também é que podem haver retificações no edital que podem alterar ou incluir novos termos no mesmo. Por isso, fique sempre atento a essas atualizações para que, se ocorrer, você e seu filho estejam preparados para essa mudança.

Caneta azul ou preta?

Essa é uma das maiores dúvidas da véspera de prova. Caneta preta ou azul? Pode usar lápis e borracha? De qualquer tipo?

Pois bem, na prova do concurso do Colégio Militar o candidato pode usar tanto caneta preta ou azul, desde que com tubo transparente.

Além disso, como são crianças que farão a prova, lápis e borracha também são permitidos. 

Documentos necessários

Como em qualquer concurso, para fazer a prova é necessário levar um documento original com foto do candidato em bom estado de conservação.

Normalmente, o mais indicado é que leve o documento de identidade. É importante dizer que sem esse documento o candidato é impedido de fazer a prova, então bastante atenção nesse simples detalhe, ok?

Como ir vestido?

Não existe nada especificado no edital a respeito da vestimenta que o candidato pode ou não usar. Mas aqui é bastante importante o bom senso.

No entanto, se o candidato for fazer a prova dentro de uma instituição militar, o que é o normal para esse tipo de concurso, não é permitido a entrada de pessoas usando bermudas ou saias. Logo, o ideal é sempre usar calça comprida para não haver nenhum problema.

No geral, o mais indicado é que o candidato vá fazer a prova com roupas leves que o deixe mais a vontade possível para a realização da prova. O conforto aqui deve ser levado em consideração para não atrapalhar o aluno durante o tempo que ele estiver lá fazendo a prova.

Cuidado com os horários

Como em todo concurso público, o candidato precisa chegar com um tempo de antecedência para fazer a prova do concurso do Colégio Militar.

O mais recomendado nesse momento é que ele se planeje para chegar com uma hora antes da realização da prova. Isso porque ele poderá chegar com calma, verificar sem pressa o local da realização da prova e aguardar tranquilamente para a realização da mesma.

A equipe do Curso Garra estará presente no local com uma barraca dando dicas para os candidatos naquele momento até o final da realização da prova.

Por isso, é fundamental se programar para sair de casa com antecedência e considerar possíveis imprevistos no meio do caminho. Afinal, ninguém quer adiar um sonho porque chegou atrasado no dia da prova, não é mesmo?

Acessórios são permitidos?

É importante se atentar, principalmente para as meninas que forem fazer a prova, que ao realizar a prova do concurso do Colégio Militar não é permitido usar acessórios.

Por isso, as crianças precisam tirar brinco, pulseiras, colares, relógios e qualquer outro tipo de acessório nesse sentido. 

O ideal é deixar tudo em casa e ir fazer a prova só com as roupas confortáveis que falamos anteriormente.

E o lanche?

Os lanches são permitidos sim na realização da prova. Para o concurso do Colégio Militar, eles precisam ser transportados em embalagens transparentes e que não possam esconder qualquer outra coisa senão o próprio lanche.

Ou seja, garrafas d’água devem estar sem rótulos, biscoitos devem estar fora da embalagem original (se não for transparente) em sacos ou potes transparentes. 

Caso o lanche não esteja de acordo com essa recomendação, ele será descartado antes do início da prova.


Gostou das dicas para a prova do concurso do Colégio Militar?

Todos sabemos que a ansiedade pode tomar conta de pais e alunos no momento em que os filhos vão fazer a prova do concurso do Colégio Militar. Essa ansiedade, inclusive, pode fazer com que regras simples passem desapercebidas, colocando em risco a aprovação dos pequenos.

Para evitar esse tipo de problema, o indicado é estar atento ao máximo de detalhes a respeito do que pode e o que não é permitido durante a prova. A preparação prévia nesse sentido é essencial para que tudo ocorra bem e o seu filho consiga a tão sonhada aprovação.

Por isso, estamos que esses sete dicas tenham sido importantes para você. É muito importante segui-las de maneira a cumprir todos os requisitos solicitados pelos organizadores do concurso.

A ansiedade pode bater, o nervosismo pode atrapalhar, mas se você tiver as informações certas ao seu alcance, tudo pode ficar mais tranquilo e sereno. E isso faz toda a diferença, pode acreditar.

Caso tenha interesse em ficar por dentro de mais dicas sobre concursos militares, nos siga no Instagram e veja conteúdos que podem ajudar e muito você e seus filhos nesse momento.

Estamos juntos! Até a próxima!