Sem sombras de dúvidas, um dos maiores desafios ao estudar para concursos é manter a motivação mesmo quando o cansaço estiver tomando conta do nosso corpo.

Todos sabemos que o processo de aprovação em concursos faz com que os alunos passem por uma rotina bastante pesada de estudos. E a vontade, em alguns momentos, acaba sendo tanta que os concurseiros acabam ficando nitidamente esgotados, sem forças e, com isso, sem ânimo para estudar.

E isso pode ser muito perigoso, tanto no sentido de manter sua saúde em dia, como pode também atrapalhar você a alcançar a tão sonhada aprovação.

É fácil perceber que quanto mais cansado você fica ao estudar para concursos, menor a sua paciência e, principalmente, sua motivação.

Você começa a refletir sobre uma série de aspectos que podem colocar sua performance e aprovação em riscos. E isso precisa ser combatido o quanto antes para que você não tenha esse tipo de problema.

A boa notícia é que existem uma série de recursos e boas práticas que você pode se valer para conseguir driblar o cansaço e se manter engajado com os estudos. Tudo isso sem afetar o seu rendimento em sua rotina diária e se manter bem e preparado para fazer uma boa prova e, consequentemente, buscar sua aprovação.

Pensando nisso, produzimos este artigo como força de acalmar você e mostrar que é possível sim otimizar sua energia e motivação nessa jornada em busca dos seus sonhos. 

Vamos mostrar aqui dicas práticas e o caminho para se manter entusiasmado com seus estudos, mas sem refletir negativamente em sintomas ruins para o seu corpo e sua saúde.

Vamos juntos até o final e boa leitura!

Alimente-se bem

Muitos alunos ao estudar para concursos acabam negligenciando suas alimentações. Não comem na hora correta e, quando o fazem, é só besteira. Você se identificou com essa situação?

Pois bem, o problema é que uma alimentação adequada é uma das maiores aliadas na prevenção de cansaço mental.

Não estamos aqui para fazer uma dieta para você fazer seguir, até porque esse não é o nosso papel, mas é importante manter os níveis de vitaminas do complexo B e magnésio em dia, pois esses elementos são fundamentais no combate da fadiga e do cansaço.

O ideal nesse momento, inclusive, é você procurar um nutricionista para que este profissional possa fazer uma dieta ou indicar uma série de alimentos que vão contribuir com você nesse momento. Ah, e beber bastante água durante o dia também é muito importante.

Não exercite apenas o cérebro

Você já parou pra pensar em o quanto o seu cérebro é exercitado ao estudar para concursos? Manter sua cabeça ativa é ótimo, mas só estudar pode ser um tanto quanto prejudicial a sua saúde.

Por isso, além de exercitar o seu cérebro, é importante também que você exercite o seu corpo. Fazer exercícios regulares vai fazer com que você tenha mais energia e disposição para os estudos e reduza significativamente os sintomas do cansaço e da desmotivação.

Durma o suficiente

Todos sabemos que cada corpo reage de uma maneira diferente quando falamos em dormir. Existem pessoas que conseguem ter um dia tranquilo e normal com 6 horas de sono e outras que acordam esgotadas com essa mesma quantidade de horas.

Por isso, não estamos aqui para dizer que você precisa dormir uma determinada quantidade X de horas. Mas é importante que cada aluno conheça seus próprios limites para entender que é essencial que você durma o suficiente para manter sua energia durante o dia.

De nada adianta você dormir 4 horas para acordar cedo para estudar se você estiver esgotado, sem forças e sem ânimo para isso. Você só irá perder tempo e prejudicar a si mesmo.

Logo, é essencial que você simplesmente durma o suficiente para garantir a energia necessária para os estudos. Caso contrário, é muito provável que você não consiga assimilar de maneira efetiva todo o conteúdo que está sendo consumido.

Tenha um ambiente propício aos estudos

Esqueça aqui a sua cama. Ela não é o lugar ideal para você estudar para concursos. Mesmo se você estiver focando nos estudos online e achar legal ficar deitado com o notebook no colo. Você precisa ter um ambiente propício aos estudos, que mantenha você conectado com ele e que tenha um mínimo de conforto.

Estudar em um lugar que não oferece a você todos os recursos que você precisa para ter um bom dia de estudos pode fazer com que você se canse muito mais rápido e queria sair dali o mais rápido possível.

Tenho certeza que não é isso que você quer. Pois bem, o ideal aqui é que você tenha uma mesa e cadeira adequadas em um espaço destinado exclusivamente aos estudos. Isso fará toda a diferença no seu processo de aprendizagem, garantindo uma maior energia e motivação nos estudos.

Faça pausas ao estudar para concursos

Você conhece a Técnica de Pomodoro? Se não, precisa conhecer. Ela pode ser bastante eficaz nos seus estudos.

Essa técnica, datada do final da década de 1980, se baseia na ideia de que fluxos de trabalho, ou nesse caso, de estudos, devem ser divididos em blocos para melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.

Cada bloco possui um tempo de 25 minutos. Durante esse período, você precisará focar exclusivamente em determinado assunto, sem que hajam interrupções. Cada bloco se caracteriza como um pomodoro.

Ao término do prazo, você tem 5 minutos para fazer uma pausa. Nessa pausa, você pode caminhar, fazer algum exercício, se alongar ou qualquer outra coisa que te faça relaxar. 

A cada quatro pomodoros, você faz uma pausa mais longa, por 30 minutos, até voltar novamente aos estudos.

Essa prática pode fazer com que você ganhe agilidade nos seus estudos e controle melhor o seu tempo. Vale a pena tentar encaixá-lo em sua rotina. 

Não se esqueça do lazer

Até porque ninguém é feito de pedra, não é mesmo?

O lazer acaba sendo uma peça fundamental no processo de estudar para concursos, mesmo sendo bastante negligenciado nesse período.

Isso porque se um aluno acaba deixando esse aspecto de lado, pode se cansar e se desmotivar muito rapidamente. E não é isso que queremos, não é mesmo?

Pois bem, tenha seu cronograma de estudos muito bem organizado e separe um tempo para o lazer. É extremamente necessário neste momento espairecer para manter sua cabeça fresca e motivada para a maratona de estudos que você precisa passar para alcançar sua aprovação.


Agora já sabe como se manter motivado e com disposição para estudar para concursos?

É preciso dizer que é mais do que normal um aluno que tenha como objetivo estudar para concursos (e passar, é claro) tenha sintomas de cansaço, preguiça ou fadiga.

Não existe milagre que vá fazer você se manter 100% energizado depois de um dia inteiro de estudos. Não é bem assim que funciona. Não se martirize por causa disso.

No entanto, como podemos perceber com a leitura desse artigo, é possível sim seguir uma série de recomendações e boas práticas para minimizar os efeitos do cansaço e manter a motivação nos estudos.

É claro que vai ser cansativo. A tão sonhada aprovação vai exigir de você muito suor, dedicação e resiliência com os estudos. Mas sua cabeça, sua motivação em busca desse sonho precisam estar blindadas.

Eu tenho certeza que se você seguir essas dicas você tem tudo para driblar o cansaço, manter a motivação ao estudar para concursos e ainda conseguir alcançar a aprovação.

Todos nós acreditamos em você. Você deve acreditar também.

Estamos juntos nessa! Até a próxima!