Um dos maiores desafios dos pais ou responsáveis de crianças e jovens alunos nessa quarentena é fazer com que o engajamento e o comprometimento com os estudos permaneçam inabaláveis. Manter seus filhos engajados é o grande alvo.

Todos nós sabemos que isso é uma tarefa bastante difícil. É preciso ter bastante jogo de cintura para conseguir mostrar a importância dos estudos para os pequenos, mesmo estando em em casa em isolamento social.

É difícil, porém não é nada impossível. Afinal de contas, atualmente existem uma série de recursos que podem ser grandes aliados no engajamento dos seus filhos durante esse difícil período de crise por conta do novo coronavírus.

Pensando nisso, produzimos este artigo como forma de ajudar você a manter seus filhos engajados no estudo durante a quarentena através de sete dicas práticas. Essas dicas farão com que as crianças levem a sério os estudos e colham frutos no futuro por conta desse comportamento.

Vamos juntos até o final e boa leitura!

Estabeleça metas claras

Às vezes pode parecer complexo na cabeça de uma criança imaginar os motivos e a importância de se estudar mesmo estando em suas casas. É uma situação que pode não fazer nenhum sentido para elas.

Portanto, é essencial que você como responsável estabeleça metas claras para seus filhos de forma que eles percebam que o momento não é apenas de lazer, mas também de estudos, da mesma forma que aconteceria se eles estivessem estudando normalmente em suas escolas.

Estipular metas claras irá facilitar a compreensão acerca da importância dos estudos por parte das crianças. Esse ponto é essencial para o sucesso de sua missão.

Esteja presente

Esse ponto aqui pode ser um pouco controverso. Todos sabemos que existem pessoas que ainda estão saindo de suas casas para trabalharem, principalmente as que estão na linha de frente na luta contra a Covid-19.

Por mais que o fluxo de pessoas tenha diminuído consideravelmente por conta do isolamento social, sabemos que ainda existem pessoas que precisam sair de casa para trabalhar. Outras estão trabalhando em regime de home office.

Enfim, sabemos que nem sempre é possível estar 100% presente. Mas é fundamental, principalmente neste momento em que todos passamos, estar cada vez mais próximo de nossas crianças.

Estar presente, principalmente nos momentos de estudos, pode fazer com que a criança se engaje mais e fique mais estimulada em aprender com o seu incentivo e com a sua presença. Esse esforço pode fazer a diferença nesse novo processo de aprendizagem.

Desenvolva uma rotina de estudos e descanso

É evidente aqui a importância dos seus filhos engajados com o estudo, mas ninguém precisa ser uma máquina. É preciso estabelecer uma rotina muito bem desenhada de estudos e descanso.

Isso porque a criança precisa entender que existem momentos e momentos. E se estamos pensando em manter o engajamento do seu filho com os estudos, esse engajamento será cada vez menor se ele não perceber, ou entender, a importância também do descanso.

Um precisa caminhar junto do outro para que a criança não fique desmotivada ou se rebele contra os estudos. Certamente não é isso que queremos!

Una o estudo com atividades divertidas

Quem disse que estudar precisa ser uma coisa chata? Muito pelo contrário! A criatividade aqui pode ajudar e muito no processo de aprendizagem dos pequenos, não só em períodos de isolamento social, mas sempre que possível.

Desafios, quizzes, jogos educativos, vídeos, experimentos práticos. Existem uma infinidade de atividades que podemos nos valer para estimular o desenvolvimento das crianças de maneira divertida e que de fato estimule o engajamento das mesmas.

Monte um ambiente adequado

Ter um ambiente adequado e propício para os estudos aqui é de extrema importância.

As distrações podem ser os grandes vilões das crianças quando falamos de engajamento com os estudos. E isso é um aspecto que você precisa levar em consideração nesse momento.

Por isso, é interessante que exista em sua casa um ambiente em que seu filho consiga manter a concentração, com o mínimo possível de possíveis distrações, e que de fato consiga se empenhar melhor nos estudos.

Isso irá fazer com que ele compreenda que aquele momento, naquele ambiente específico, é unicamente destinado aos estudos. E isso pode trazer um grande ganho de produtividade e motivação para as crianças.

Abuse de recursos tecnológicos

Atualmente, é cada vez mais comum crianças terem acesso aos mais diversos recursos tecnológicos existentes. Isso já faz parte de suas rotinas e alinhar isso aos estudos acaba sendo essencial para o engajamento das mesmas.

E o Curso Garra sabe muito bem disso e vem trabalhando forte neste aspecto, principalmente com relação aos estudos online.

Hoje, por conta de toda a pandemia do novo coronavírus, disponibilizamos o Garra Online, um portal interativo com aulas e materiais ricos de qualidade e totalmente gratuitos durante o período de quarentena. 

Estamos compartilhando também dicas práticas e informações úteis em nosso perfil do Instagram e diversos tipos de vídeos com assuntos e temas variados em nosso canal no YouTube

Recomendamos fortemente que você esteja presente nesses canais, pois estamos sempre com conteúdos para ajudar no engajamento do seu filho com os estudos, além de outras informações úteis para o momento.

Aposte em pequenas recompensas

Talvez o aspecto que mais pode ajudar as crianças com maior dificuldade no engajamento com os estudos é apostar em pequenas recompensas.

Isso porque, por mais que a motivação da criança com os estudos esteja em um nível crítico, a recompensa, no mínimo, atrai sua atenção.

Mas que fique muito bem claro: trabalhar com recompensas de forma isolada não resolve problema nenhum. A ideia aqui é usar essa dica como complemento às demais. Se você só tratar esse aspecto, você irá ficar refém das recompensas para que seu filho estude, e não é isso que queremos passar aqui.

Precisamos usar esse trunfo com sabedoria para melhor estimular o aprendizado e a motivação das crianças com o estudo.


Será que agora você consegue manter seus filhos engajados?

Estas são as sete dicas para você fazer com que o seu filho se torne mais engajado com os estudos neste período de quarentena. E, principalmente, perceba a importância desse momento na educação dos pequenos.

A ideia aqui não é trabalhar um ou outro ponto deste artigo de forma isolada para manter seus filhos engajados. Mas sim, colocar todas as dicas em prática de forma integrada entre si para um maior e melhor aproveitamento.

O que você achou dessas dicas? Acha que irá ajudar você nessa missão? Conta pra gente aqui nos comentários e, se tiver alguma dica complementar a essas, compartilhe conosco também.

Em tempos difíceis como esses, cada ajuda ou contribuição pode fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Estamos juntos nessa! Até a próxima!