CPM Curitiba é uma das melhores instituições de ensino do Paraná. Administrado pela Polícia Militar do Paraná, o colégio conta com professores de alto rendimento, espaço físico adequado para os alunos e atividades extracurriculares dos mais variados tipos.

Todas essas vantagens, obviamente, fazem com que o concurso de admissão ao CPM Curitiba seja extremamente concorrido. Além disso, não é fácil criar uma boa rotina de estudo para os baixinhos, não é mesmo? Por isso, hoje separamos 7 dicas que vão ajudar você a preparar seu filho para o concurso. Confira!

1 – Organização de horários

Nós sabemos que a criançada não é muito ligada no relógio, certo? No entanto, é sua responsabilidade, como tutor(a), criar uma rotina de estudos para o seu filho. Deixe claro que existe um horário para estudos, assim como existe para o lazer.

Além de organizar os horários para estudo, é bom que você separe um “cantinho dos estudos” para otimizar o aprendizado do candidato. O ideal é que esse local sirva apenas para estudos e que esteja sempre bem organizado e limpo. Dessa forma, sempre que seu filho sentar naquele lugar, o cérebro dele já vai saber que é hora de estudar.

2 – Faça exercícios de provas antigas

Tanto o CPM Curitiba, quanto o Colégio Militar de Curitiba, possuem uma banca organizadora do concurso. Essa banca, por sua vez, é a mesma há alguns anos. Ou seja, as provas tendem a ter um padrão. Óbvio que todo ano a prova é diferente, com um grau de dificuldade diferente, no entanto, o tipo de conteúdo abordado acaba sendo parecido.

Por isso, é fundamental que você incentive seu filho a realizar provas antigas. Além de usar essas provas como um pequeno simulado, ele vai começar a entender os “macetes” da banca organizadora. Dessa forma, no dia do concurso, ele conseguirá resolver as questões com mais facilidade e velocidade, o que é fundamental.

3 – Pegue dicas com concurseiros mais experientes

Aproveite concurseiros mais experientes ou amigos que já foram aprovados no concurso do CPM Curitiba para pegar dicas. Essas dicas podem ser desde conteúdos abordados, até situações que acontecem no dia da prova, como chegar com antecedência.

Essas pessoas já viveram o que seu filho está querendo viver, ou seja, elas sabem como é. E essa dica também serve para você, mãe e/ou pai, você pode aproveitar para conversar com os tutores de alunos que já alcançaram a aprovação no concurso, eles podem passar dicas valiosas para te ajudar nesse momento.

4 – Faça resumos e resolva muitos exercícios

Quando lemos algo e, logo depois, anotamos com as nossas palavras, o nosso cérebro grava isso com muito mais facilidade. E, melhor ainda, fica mais difícil esquecer algo quando fazemos isso. Logo, incentive seu filho a estar sempre resumindo as matérias estudadas! Se esse resumo for feito em um caderno, é melhor ainda.

Além dos resumos, fazendo um paralelo com a dica número 2, é muito importante que o seu filho resolva muitos exercícios também. Independente se são de provas anteriores ou da apostila de estudos, é fundamental que a criança comece a condicionar o cérebro para resolver o máximo de questões no menor tempo possível.

5 – Fuja das distrações

Estudar em casa pode ser um mar de perdições! Ainda mais quando falamos de crianças, que gostam de brincar e assistir desenhos animados na televisão. Mas é importantíssimo que você crie um ambiente com o mínimo de distrações para o seu filho ter o máximo rendimento possível.

Novamente, fazendo um paralelo com a dica 1, é imprescindível que você crie um ambiente sem distrações para seu filho conseguir estudar em perder o foco. Sempre que perdemos o foco, demoramos de 25 a 40 minutos para voltar ao ritmo anterior. Ou seja, muito tempo é perdido!

6 – Não desanime!

Quando falamos de concursos e provas, mesmo que seja para crianças, como o CPM Curitiba, é fundamental que a motivação esteja sempre no nível máximo. É importante que você esteja motivado para conseguir manter seu filho motivado também.

Muito do ânimo para vencer o cansaço e continuar focado nos estudos vêm da motivação. Logo, não esqueça desse fator crucial.

7 – Lazer é fundamental

O foco é importante, no entanto, ninguém é de ferro, não é mesmo? Logo, não exija tanto de seu filho. Ele já está se sentindo pressionado pelo fato de estar prestando um concurso, se você ficar colocando mais carga nele, é provável que o resultado seja catastrófico.

Logo, incentive ele a estudar, mas o incentive a também aproveitar os momentos de lazer. Brincar com os amigos, jogar online e ver televisão são coisas importante para ajudar a aliviar o estresse e manter ele focado no objetivo final: a aprovação no CPM Curitiba.

E aí, você gostou dessas dicas?

Passar no concurso do CPM Curitiba não é uma tarefa fácil, tendo em vista que a prova tem um alto grau de exigência e a concorrência é bem alta. No entanto, seguindo essas dicas e usando a metodologia de ensino do Curso Garra, essa missão fica muito mais tranquila! Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo ou entre em contato com a nossa equipe.

https://www.youtube.com/watch?v=Nywd4TR9pjw