O colégio Coronel PM. Felippe de Sousa Miranda, mais conhecido como Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM), é uma das instituições mais respeitadas e qualificadas do Paraná. Além de todos os ensinamentos de disciplina e companheirismo ensinados no meio militar, possui um corpo docente composto por pessoas muito capazes.

O CPM compreende o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano do EF) e Ensino Médio. Funciona nos três turnos, manhã, tarde e noite, e o ingresso se faz por meio de Processo Seletivo.

O Colégio da Polícia Militar do Paraná prima pela qualidade de ensino, despertando o espírito de civismo, honestidade e valores necessários a uma boa convivência social, além dos princípios inerentes à Polícia Militar: disciplina, responsabilidade e hierarquia.

Dentro do estado do Paraná o CPM possui 4 unidades, são elas:

Fonte: http://www.pmpr.pr.gov.br/Pagina/CPM

Como ingressar no CPM

O ingresso no Colégio da Polícia Militar do Paraná acontece somente via processo seletivo. Para os alunos que irão prestar o concurso para o Ensino Fundamental (6º ano), o concurso é composto por:

  • 12 questões de Língua Portuguesa;

  • 12 questões de Matemática

  • 05 questões de História/Geografia;

  • 06 questões de Ciências;

Já para os candidatos que irão prestar o concurso para ingressar no 1º ano do ensino médio, a prova escrita é composta por:

  • 12 questões de Língua Portuguesa;

  • 12 questões de Matemática;

  • 05 questões de História;

  • 05 questões de Geografia;

  • 06 questões de Ciências;

obs: No Edital do concurso de 2021/2022 foi retirada a Produção Textual (Redação).

No Curso Garra temos turmas específicas para os dois concursos (ensino fundamental e médio), nos períodos da manhã ou da tarde (preparatório para o EF) e da tarde e noite (preparatório para o EM).

Além de possuirmos professores especializados e com vasta experiência nesses dois concursos, tendo em vista que a banca da Polícia Militar do Paraná tem um padrão de cobrança. Os professores do Garra entendem como essa banca funciona e conseguem preparar nossos alunos da melhor maneira possível.

Fases do concurso CPM

1ª Fase – Inscrições;

2ª Fase – Homologação de Inscrições;

3ª Fase – Divulgação do ensalamento;

4ª Fase – Realização das provas escritas;

5ª Fase – Divulgação do Gabarito Preliminar;

6ª Fase – Recebimento de Recursos;

7ª Fase – Divulgação do Gabarito Oficial Final e da Classificação dos Candidatos;

8ª Fase – Matrícula;

9ª Fase – Divulgação das eventuais chamadas complementares.

As inscrições no teste seletivo são feitas somente através do site disponibilizado pela banca organizadora do concurso. Como o concurso de 2020 ainda não tem uma data prevista, a PMPR ainda não disponibilizou este link para inscrição. Mas vale ressaltar, novamente, que as inscrição são feitas exclusivamente via internet.

Requisitos para inscrição

a) Deverão ser realizadas pelos familiares ou responsáveis legais do(a) candidato(a), por ser o(a) pretendente à vaga menor de 18 (dezoito) anos de idade;

b) Os familiares ou responsáveis, a partir da inscrição, autorizam que seus filhos(as) ou tutelados(as) sejam submetidos às normas do teste classificatório;

c) Só poderão se inscrever os(as) candidatos(as) que estiverem frequentando o 5º ano do Ensino Fundamental para ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental;

d) Só poderão se inscrever os(as) candidatos(as) que estiverem frequentando o 9º ano do Ensino Fundamental para ingresso no 1º ano do Ensino Médio.

Taxa de inscrição

No concurso de ingresso de 2019 a taxa de inscrição foi de R$95, no entanto, ela pode sofrer alterações para o ano de 2020. Toda e qualquer novidade será divulgada via internet no site do CPM.

Critério para preenchimento das vagas

a) As vagas serão preenchidas pelos(as) candidatos(as) classificados(as) que obtiverem as melhores notas, obedecendo-se até o limite do quantitativo descrito na distribuição das vagas;

b) Na ocorrência de candidatos(as) com igual desempenho no teste classificatório para ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental, o desempate será feito da seguinte forma:

I. Maior nota na prova de Matemática;

II. Maior nota na prova de Língua Portuguesa;

III. Maior nota na prova de Ciências;

IV. Maior nota na prova de Geografia/História;

V. Maior nota na prova de Produção de Texto;

VI. Candidato com maior idade.

c) Na ocorrência de candidatos(as) com igual desempenho no teste classificatório para ingresso no 1º ano do Ensino Médio, o desempate será feito da seguinte forma:

I. Maior nota na prova de Matemática;

II. Maior nota na prova de Língua Portuguesa;

III. Maior nota na prova de Ciências;

IV. Maior nota na prova de História;

V. Maior nota na prova de Geografia;

VI. Maior nota na prova de Produção de Texto;

VII. Candidato com maior idade.

Como se preparar para o concurso do Colégio da Polícia Militar do Paraná

Assim como o concurso do Colégio Militar de Curitiba (CMC), o processo seletivo do CPM é um dos mais concorridos do estado, tendo em vista o alto número de candidatos para as vagas disponibilizadas.

Aqui no blog do Garra já passamos 7 dicas para os pais na véspera da prova do concurso do Colégio Militar e ensinamos alguns métodos super eficientes de como estudar em casa e ter um melhor aproveitamento nos estudos. Caso você queira aumentar suas chances de aprovação no concurso do CPM, não perca esses conteúdos.

Além disso, no Curso Garra temos uma equipe de professores e monitores prontos para preparar o seu filho para o concurso do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Nossos professores possuem uma didática voltada para este concurso, além de aplicarmos simulados mensais.

Esses simulados têm como objetivo ir ambientando o candidato com a prova e, consequentemente, fazê-lo chegar mais preparado ao grande dia.

Não perca mais tempo e junte-se a Tropa do Garra!

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através de nossas redes sociais ou, se preferir, pode deixar um comentário aqui embaixo.

Até a próxima!