Instituto Federal do Paraná é uma instituição de ensino médio técnico mantida pelo Governo Federal e que oferece uma educação profissional e tecnológica gratuita, sendo referência de qualidade no estado paranaense. Neste artigo, vamos falar especificamente sobre o Campus de Curitiba, mais conhecido como IFPR Curitiba.

Para ingressar no IFPR Curitiba, por sua vez, o candidato precisa fazer os exames de qualificação no último ano do ensino fundamental para entrar na instituição a partir do ensino médio. 

O formato é parecido com um vestibular e o candidato precisa fazer uma excelente preparação para conseguir a tão sonhada aprovação, já que ele enfrentará uma forte concorrência devido ao excelente nível de qualidade da educação oferecida.

Além disso, por ser uma instituição de ensino técnico, a metodologia é composta por um ensino médio normal aliado a um dos cursos técnicos oferecidos, o que totaliza um período total de 4 anos de duração, diferente dos 3 anos de um ensino médio tradicional.

Nesse contexto, para ajudar você a melhor se preparar para o IFPR Curitiba, produzimos esse artigo para trazer tudo o que você precisa saber sobre o Instituto Federal do Paraná, além de dicas práticas para você conquistar a tão sonhada aprovação.

Se você for pai, mãe ou responsável de um potencial candidato, esse artigo também pode ser importante para você, visto que poderá contribuir para o seu filho(a) se prepare melhor para esse momento tão importante.

Vamos juntos e espero que você tenha todos os insumos necessários para ter todo o conhecimento que precisa para fazer uma ótima preparação para o IFPR Curitiba.

Boa leitura!

Como ingressar no IFPR Curitiba?

Se você busca o ingresso no IFPR Curitiba, precisa estar atento às principais formas de entrada nos cursos do Instituto Federal do Paraná.

São cinco formas possíveis de ingresso. São eles:

  • Processo Seletivo

  • Processo Seletivo Simplificado

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

  • Transferência Interna, Externa e Aproveitamento de Cursos

  • Convênio Cultural, Educacional e/ou Científico e Tecnológico

Com relação ao Processo Seletivo, o mesmo se realiza através de provas no mesmo estilo de um vestibular. Logo, existe uma relação de candidato-vaga para cada curso em especial e as devidas disciplinas para ingresso. Os mais bem avaliados são os aprovados.

Já com relação ao Processo Seletivo Simplificado, o mesmo é realizado para ingresso em cursos de Formação Inicial e Continuada, Cursos PROEJA-FIC, Cursos Técnicos PROEJA e Cursos de Especialização.

Existem aqueles também que entram no IFPR Curitiba através do Sistema de Seleção Unificada, o famoso Sisu. Esse formato é destinado ao preenchimento de vagas dos cursos de graduação do IFPR. Deste modo, os candidatos podem usar a nota do ENEM para ingressar na instituição. 

Outro formato de entrada é a partir de Transferência Interna, Externa e Aproveitamento de Cursos. 

Com relação à Transferência Interna, o candidato pode fazer a solicitação de transferência caso tenha interesse de mudar um curso por outro dentro da própria instituição.

A Transferência Externa, por sua vez, ocorre quando um candidato encontra-se estudando em outra instituição do mesmo nível e tenta ingressar no IFPR Curitiba.

O Aproveitamento de Cursos é a dispensa de disciplinas concedidas por meio de análise de um determinado curso que o estudante já tenha cursado previamente. Logo, ele poderá ter o aproveitamento prévio para vir a cursar novos cursos na instituição sem precisar iniciar do zero novamente.

E, por fim, temos o Convênio Cultural, Educacional e/ou Científico e Tecnológico. Este representa o ingresso de estudantes estrangeiros, decorrente de celebração de acordo de convênio cultural, educacional e/ou científico e tecnológico entre o Brasil e outros países. Este está sujeito à criação de vagas em edital específico.

Para mais informações, você pode acessar o site para entrar em contato com a instituição.

Como se preparar para as provas do IFPR Curitiba?

O IFPR Curitiba é uma das principais instituições de ensino do Paraná. Por conta disso, a forte concorrência é marca registrada, o que força com que os candidatos tenham uma preparação excelente para que consigam alcançar a tão sonhada aprovação.

E quando falamos em preparação, pensamos logo em cursos preparatórios. Atualmente, é muito difícil você encontrar uma quantidade significativa de pessoas que conseguiram a aprovação em concursos públicos desse nível estudando por conta própria.

Pode não parecer, mas uma preparação com profissionais experientes do mercado e que já conhecem os caminhos para que a jornada até a aprovação seja realizada, somada a uma metodologia que tem a disciplina como base, faz total diferença nesse processo.

Por isso, reforçamos aqui a importância de você se preparar com os melhores. Se a concorrência é alta e só os mais bem preparados conseguem ingressar no IFPR, você precisa estar preparado para isso.

Nós do Garra oferecemos um curso preparatório para o IFPR Curitiba que os melhores profissionais do mercado e com alunos que comprovam a eficácia da nossa metodologia. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nossas turmas, entre em contato conosco.

Preparação Digital

Outro formato de preparação que é essencial que esteja no seu radar diz respeito aos estudos online.

Isso porque, atualmente, o ensino online tem estado cada vez mais em evidência e a tendência é que a sua utilização seja cada vez mais demandada tanto por candidatos como pelos cursos preparatórios.

Aqui no Garra, por exemplo, temos o Garra Online. A plataforma conta com diversos formatos de conteúdos para ajudar você a melhor se preparar para as oportunidades em concursos públicos e ingressos em instituições como a IFPR Curitiba.


Preparado para ingressar no IFPR Curitiba?

Agora que você já tem todas as informações que precisa saber sobre como ingressar no IFPR Curitiba, a bola está contigo. Esse é o momento de começar a se preparar para mandar bem nas provas e conquistar a tão sonhada aprovação.

Mas, como falamos no decorrer do artigo, você sabe que precisará de bastante disciplina para alcançar esse objetivo. Uma preparação bem feita aliada a essa disciplina pode fazer a diferença entre uma aprovação ou não.

Por isso, o ideal neste caso é você ter a contribuição de um Curso Preparatório para o IFPR Curitiba, pois você irá conseguir ter uma preparação melhor, com profissionais experiências no mercado e que já conhecem os caminhos para a aprovação.

Nós do Garra acreditamos muito no seu potencial e temos certeza que conseguimos ajudar você a conquistar a tão sonhada aprovação.

Estamos juntos nessa.

Até a próxima!