Estudar através de um curso online não chega a ser uma novidade, tendo em vista que esse modelo de aprendizado já existe há bastante tempo. No entanto, a maioria das pessoas sempre esteve acostumada com o modelo de curso presencial. Mas é possível afirmar se um modelo é melhor que o outro? É só isso o que vamos falar hoje!

Na verdade, o objetivo maior aqui não é falar se um modelo é melhor que o outro. O foco é mostrar as vantagens e as desvantagens de cada modelo e, principalmente, como você pode se aproveitar dessas vantagens para alavancar seu rendimento nos estudos.

Antes de entrarmos, de fato, no assunto, vale ressaltar uma coisa bem importante: independente de fazer um curso online ou presencial, o seu resultado estará diretamente ligado ao tamanho do seu esforço. Logo, você pode fazer o melhor curso do mundo, mas se não focar nos estudos, dificilmente alcançará seus objetivos.

Curso Presencial

Essa, com toda a certeza, é a modalidade de ensino mais tradicional de todas. Nossos avós e os avós deles já faziam cursos presenciais. E, antes do isolamento social, um grande número de pessoas acabavam optando por esse estilo de estudo. Mas quais são as vantagens e as desvantagens dos cursos presenciais?

Vantagens

Contato com o professor – Talvez a maior vantagem de um curso presencial seja a proximidade que o aluno tem com o professor, afinal, ele está apenas alguns metros distantes. Caso o aluno tenha alguma dúvida ou questionamento, é muito fácil levantar a mão e indagar o professor.

O mesmo acontece com tarefas, o aluno pode ir até a mesa do professor e perguntar algo sobre uma tarefa que não conseguiu realizar. Esse contato, sem sombra de dúvidas, é algo muito valioso.

Contato com amigos – Cursos presenciais estreitam os laços de amizade e facilitam o trabalho em grupo, pois assim como no exemplo acima, temos nossos amigos por perto e fica mais fácil manter a interação com eles.

Além disso, sempre tem aquela hora do intervalo, né? Que é um momento de descontração ou, até mesmo, um momento oportuno para tirar uma dúvida com algum colega de classe que entende mais de determinado assunto.

Menos distrações – O ambiente de sala de aula é pensado para evitar ao máximo possíveis distrações. Em geral, as paredes são brancas, as carteiras simples e os professores sempre tentam chamar a atenção para o quadro negro. Estudar em um lugar livre de distrações, obviamente, é muito vantajoso.

Estrutura física – Cursos e escolas tentam deixar o ambiente bem agradável para seus alunos, seja com cadeiras confortáveis ou ares condicionados nas salas de aula. Logo, ter uma estrutura assim é muito bom para o aprendizado.

Desvantagens

Deslocamento – Muitos estudantes gastam horas para chegar até o curso ou escola. Seja porque moram longe ou porque pegam muito trânsito no trajeto.

Essa é a maior desvantagem dos cursos presenciais, já que é possível que você passe mais tempo no transporte público (indo e vindo) do que dentro da própria sala de aula. Além disso, você chegará ao curso extremamente cansado.

Horários engessados – Se a aula vai de 7:30 até 12:00, você não pode fugir disso! Você precisa acordar cedo e chegar na sala de aula às 7:30, mesmo que esse seja um horário horrível para você. Em cursos online, por exemplo, você pode escolher o melhor horário para estudar. Mas falaremos sobre isso mais pra frente.

Falta de autonomia – O aluno que estuda presencialmente não tem muita autonomia, pois ele não pode escolher o horário de estudar, o local onde estudar e, até mesmo, como estudar. Ele precisa seguir as regras impostas pela instituição de ensino que está matriculado.

Preço – Por todos os gastos que um dono de curso tem com carteiras, estrutura física, iluminação, segurança, etc o curso presencial acaba sendo bem mais caro que um curso online. E esse valor, obviamente, é refletido na mensalidade que o aluno paga.

Curso online

Por mais que não seja uma novidade, cursos online também não são tão antigos. Dependendo da sua idade, é possível que um curso online seja algo esquisito para você. No entanto, de alguns anos para cá essa modalidade de ensino vem ganhando muito espaço no mercado. E, obviamente, teve um boom durante esse período de isolamento social.

Vantagens

Preço – Ao contrário de cursos presenciais que exigem gastos com luz, água, aluguel e estrutura, um curso online tem um custo de criação/manutenção muito mais em conta. Por esse motivo, os preços cobrados são muito mais baratos. É possível que você faça um curso online pagando menos do que pagaria em uma mensalidade de curso presencial.

Autonomia – Aqui o aluno tem muita autonomia! Pois ele pode escolher o melhor horário para estudar, o melhor local, etc. Algumas pessoas têm uma produtividade muito maior no período da madrugada e, infelizmente, não podem estudar presencialmente de madrugada. No entanto, com um curso online isso é possível.

Dúvidas – Estudando EAD você não precisa tirar dúvidas com o professor ou esperar pela ajuda de um colega, basta você voltar a aula até o início e assistir novamente. É possível ir dosando o quanto você assiste de cada aula, quantas vezes assiste, etc.

Otimização de tempo – O aluno que tem uma rotina regrada de estudos EAD consegue focar nas suas maiores dificuldades e otimizar seu tempo. Por exemplo, se a sua maior dificuldade é em matemática, você pode dedicar muito mais tempo a essa matéria. Por outro lado, caso tenha facilidade com alguma outra, pode dar uma aliviada nos estudos.

Desvantagens

Falta de contato – Alguns alunos podem ficar incomodados com a falta de contato com professores e colegas. Esse contato próximo, como ocorre em cursos presenciais, é mais difícil de acontecer em cursos à distância.

Trabalho em equipe – Assim como no exemplo anterior, pessoas que estudam através de cursos online encontram algumas dificuldades para trabalhar em equipe.

Comunicação – Se não houver um alinhamento claro de como vai acontecer a comunicação, podem surgir ruídos. Sejam ruídos entre alunos e professores ou entre alunos e alunos. De qualquer forma, ruídos na comunicação nunca é algo bom. Logo, essa pode ser uma grande desvantagem para quem estuda online.

Curso online do Garra

Como dissemos no início desse texto, a ideia aqui não dizer qual modelo de ensino é melhor ou pior. A nossa ideia era expor as vantagens e as desvantagens de cursos presenciais e cursos online.

Outra coisa que citamos no início desse artigo foi a questão do esforço. Não basta você fazer um curso presencial caro ou um curso online com ótimos professores se você não se dedicar. É fundamental que você dedique algumas horas do seu dia para focar somente nos estudos.

Existem vários concursos militares previstos para 2020 e é de suma importância que você se prepara para eles da melhor forma possível. E, tendo em vista a atual situação que vivemos, a melhor opção são os cursos online. Logo, não perca tempo e conheça o Garra Online!

Mantemos a mesma excelência do curso presencial, só que agora em um formato de curso online. Caso tenha alguma dúvida sobre isso, você pode nos enviar uma mensagem em nossas redes sociais ou deixar um comentário aqui embaixo.

Até a próxima!