Há algum tempo, aqui no blog do Garra, contamos tudo o que você precisa saber para ingressar no CMC. Nesse texto, em específico, demos várias dicas para quem está se preparando para essa prova. No entanto, o que torna o Colégio Militar de Curitiba tão especial? Por que o seu filho deveria estudar lá?

É sobre isso o que nós vamos falar hoje!

Muitos educadores e, até mesmo, estudantes não gostam muito da ideia de uma instituição de ensino que segue diretrizes militares. Enquanto o Colégio da Polícia Militar segue os ideais da PMPR, o Colégio Militar de Curitiba e todos os outros colégios militares do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) seguem as diretrizes do Exército Brasileiro.

No entanto, o bom desempenho em exames nacionais e avaliações estaduais mostra que, na verdade, os colégios militares são verdadeiras máquinas de conhecimento. Hoje listamos 6 fatores que mostram que o Colégio Militar de Curitiba é perfeito para o seu filho. Vem com a gente!

1 – Excelência no ensino

Caso você ainda não saiba, os colégios militares são considerados instituições públicas de ensino. Na prova do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira) de 2015, as escolas públicas alcançaram uma média de 5,5 pontos. Já as escolas militares alcançaram notas acima de 6 e 7.

O Colégio Militar de Curitiba, por exemplo, ligado ao Exército Brasileiro, obteve a nota 7,7, ficando no topo do ranking das escolas militares. É uma diferença bem grande, não é mesmo?

Um dos motivos que torna o Colégio Militar de Curitiba tão avançado em relação às demais escolas, além do ensino de qualidade, é a pré-seleção que acontece. Na verdade, todos os colégios militares fazem essa pré-seleção. Vale lembrar que para ingressar no 6º ano do ensino fundamental ou 1º do ensino médio em escolas militares, só é possível através de concurso.

Essa pré-seleção, além de filtrar alunos que querem muito entrar no colégio e estão dispostos a seguir as regras do mesmo, faz com que os jovens entrem mais preparados e com mais conhecimento adquirido.

2 – Disciplina

Não é só na excelência de ensino que os colégios militares se destacam. A disciplina é outro fator de extrema relevância nessas instituições.

Para os meninos, nada de cabelo grande ou sapato sem graxa. Já para as meninas, pulseiras e unhas coloridas são proibidas. Além das notas que constam no boletim, os estudantes têm uma nota de comportamento que vai diminuindo, ou aumentando, conforme eles vão ganhando F.O.s (fatos observados). Esses fatos podem ser positivos ou negativos.

Usar celular dentro de sala de aula, desrespeitar um colega ou professor e chegar atrasado são alguns dos motivos que rendem um F.O. negativo. Por outro lado, passar de ano sem recuperação, doar roupas para alunos com menos condições e participar de ações voluntárias são ações que rendem notas positivas de comportamento.

3 – Atividades extracurriculares

O Colégio Militar de Curitiba só possui aulas no período da manhã, todos os alunos do 6º ano do EF ao 3º do EM estão concentrados em aulas que começam 7:30 e terminam 12:15. No entanto, após esse horário, o colégio disponibiliza infinitas atividades extracurriculares.

Caso o aluno não esteja indo bem em alguma matéria, no período da tarde pode assistir aulas de reforço sem pagar nenhuma taxa extra por isso. Por outro lado, se o aluno estiver se preparando para as Olímpiadas Brasileiras de Matemática, também existem aulas especiais para ele no período da tarde.

Mas além dos estudos, o colégio oferece várias atividades ligadas a lazer e esporte. Os estudantes podem entrar para a banda de música da escola, para o corpo de baile (ballet) ou começar a praticar alguma atividade física, como natação, futebol, basquete, esgrima ou hipismo.

4 – Professores

Os professores do Colégio Militar de Curitiba são um espetáculo à parte, diga-se de passagem.

Por mais que não seja uma exigência do colégio, muitos deles possuem mestrado e doutorado, o que os tornam especialistas em suas áreas de conhecimento.

Além disso, muitos dos docentes são formados em instituições militares, ou seja, carregam consigo todos os valores de civilidade, companheirismo e disciplina. Estudar com professores que passaram pela mesma experiência que o estudante está passando, com certeza, faz toda a diferença.

5 – Foco no estudo

É muito comum em escolas tradicionais vermos alunos e, até mesmo, professores hierarquizando disciplinas. Por exemplo, não é raro ouvirmos coisas como “matemática e física são muito mais importantes que história e geografia”.

No Sistema Colégio Militar do Brasil, o corpo de docentes faz questão de mostrar que isso é um grande equívoco, já que todas as matérias têm o mesmo peso em vestibulares e concursos. Os professores não aliviam na hora de avaliação, mas estão sempre incentivando os alunos a estudarem mais.

O seu filho pode passar de ano com 100% de aproveitamento em matemática, mas se ele não alcançar a nota mínima em artes, por exemplo, ele estará reprovado como qualquer outro aluno.

6 – Estrutura

O ensino é de excelência e os professores fazem rígidas cobranças, mas isso não seria o suficiente se a estrutura do colégio não estivesse a altura. Por isso, uma semelhança entre todos os colégios militares é justamente essa: a estrutura.

O Colégio Militar de Curitiba possui uma piscina olímpica, salas de aula exclusivas para reforço escolar, ginásio poliesportivo, quadra de esportes coberta, laboratórios de informática e química, academia, espaço para música e teatro, biblioteca, cantina e centro de apoio pedagógico.


Ajudar seus filhos a se prepararem para ingressar no colégio militar é, sem sombra de dúvidas, um ótimo caminho a ser seguido. Incentivar uma criança de 9 anos a estudar para um concurso não é uma tarefa fácil, no entanto, muito recompensadora.

Ao ingressar no Colégio Militar de Curitiba, seu filho terá contato com um grande corpo de docentes, além de estruturar físicas incríveis e, acima de tudo, ele fará amizades que levará para o resto da vida, tendo em vista que o meio militar valoriza muito o companheirismo.

Se você ainda tem alguma dúvida de como seu filho pode ingressar no Colégio Militar de Curitiba, você pode entrar em contato com a equipe do Curso Preparatório Garra ou, caso prefira, deixar um comentário aqui embaixo.

Até a próxima!